Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1582
Tipo: Outro
Título: Percurso didático: uma alternativa para a compreensão da condução de calor
Autor(es): Costa, Hiram Jephson Gabriel da
Adão Neto, Minos Martins
Resumo: Tem o presente material a finalidade de apresentar uma sequência didática de atividades práticas experimentais que se voltam a abordar a transmissão de calor entre os corpos, na perspectiva de consolidar, entre alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, a compreensão do respectivo processo. As práticas ora sugeridas consubstanciam-se a partir da utilização, principalmente, de uma barra metálica e das observações registradas em seu comportamento. Assim, faz-se imperioso refletir sobre a importância da educação científica, razão pela qual se entende a prática como um recurso importante na construção desse processo. O aprendizado, quando ofertado além da abordagem teórica, torna-se mais efetivo, porquanto oportuniza ao aluno a possibilidade de experimentar e concretamente, visualizar os conteúdo correspondentes, assim solidificando o conhecimento transmitido. A utilização de recursos experimentais é importante para demonstrar a percepção dos alunos em relação à transmissão de calor com os dados obtidos no experimento científico. O presente trabalho resulta de ações desenvolvidas pelos discentes do 9º ano de uma escola pública, os quais, diante de uma situação teórica a si proposta, foram instigados à investigação. A interação entre eles e a necessidade investigativa ratificam a experimentação como elemento importante no processo de ensino de ciências.
Palavras-chave: Sequência didática
Transmissão de calor
Ensino fundamental
Experimento científico
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Citação: COSTA, Hiram Jephson Gabriel da. Percurso didático: uma alternativa para a compreensão da condução de calor. 2024. 38 p. Produto educacional (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas/Universidade Federal do Amazonas, Polo 4, Campus Manaus Centro, Manaus, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1582
Data do documento: 15-Jul-2024
Aparece nas coleções:MNPEF - Produto educacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Percurso didático-uma alternativa para a compreensão da condução de calor_Hiram Jephson Gabriel da Costa_2024.pdfProduto educacional_MNPEF_IFAM Campus Manaus Centro1,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.