Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1582
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Hiram Jephson Gabriel da-
dc.creatorAdão Neto, Minos Martins-
dc.date.accessioned2024-11-03T16:10:44Z-
dc.date.available2024-11-03-
dc.date.available2024-11-03T16:10:44Z-
dc.date.issued2024-07-15-
dc.identifier.citationCOSTA, Hiram Jephson Gabriel da. Percurso didático: uma alternativa para a compreensão da condução de calor. 2024. 38 p. Produto educacional (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas/Universidade Federal do Amazonas, Polo 4, Campus Manaus Centro, Manaus, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1582-
dc.description.resumoTem o presente material a finalidade de apresentar uma sequência didática de atividades práticas experimentais que se voltam a abordar a transmissão de calor entre os corpos, na perspectiva de consolidar, entre alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, a compreensão do respectivo processo. As práticas ora sugeridas consubstanciam-se a partir da utilização, principalmente, de uma barra metálica e das observações registradas em seu comportamento. Assim, faz-se imperioso refletir sobre a importância da educação científica, razão pela qual se entende a prática como um recurso importante na construção desse processo. O aprendizado, quando ofertado além da abordagem teórica, torna-se mais efetivo, porquanto oportuniza ao aluno a possibilidade de experimentar e concretamente, visualizar os conteúdo correspondentes, assim solidificando o conhecimento transmitido. A utilização de recursos experimentais é importante para demonstrar a percepção dos alunos em relação à transmissão de calor com os dados obtidos no experimento científico. O presente trabalho resulta de ações desenvolvidas pelos discentes do 9º ano de uma escola pública, os quais, diante de uma situação teórica a si proposta, foram instigados à investigação. A interação entre eles e a necessidade investigativa ratificam a experimentação como elemento importante no processo de ensino de ciências.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mirlândia Amazonas (mirlandia.amazonas@ifam.edu.br) on 2024-11-03T16:10:44Z No. of bitstreams: 1 Percurso didático-uma alternativa para a compreensão da condução de calor_Hiram Jephson Gabriel da Costa_2024.pdf: 1541266 bytes, checksum: afaa2c34ccdd62ace444c2d6127e72ff (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-11-03T16:10:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Percurso didático-uma alternativa para a compreensão da condução de calor_Hiram Jephson Gabriel da Costa_2024.pdf: 1541266 bytes, checksum: afaa2c34ccdd62ace444c2d6127e72ff (MD5) Previous issue date: 2024-07-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectTransmissão de calorpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectExperimento científicopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.titlePercurso didático: uma alternativa para a compreensão da condução de calorpt_BR
dc.typeOutropt_BR
Aparece nas coleções:MNPEF - Produto educacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Percurso didático-uma alternativa para a compreensão da condução de calor_Hiram Jephson Gabriel da Costa_2024.pdfProduto educacional_MNPEF_IFAM Campus Manaus Centro1,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.