Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1580
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Vitrine digital de produtos educacionais |
Autor(es): | Teixeira, Sandro Haiden |
Primeiro Orientador: | Mendonça, Andréa Pereira |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Farias, Marcella Sarah Filgueiras de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Mendonça, Andréa Pereira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Joyce Miranda dos |
metadata.dc.contributor.referee3: | Xavier, Neila Batista |
Resumo: | Desde que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) dispôs sobre o reconhecimento dos Mestrados Profissionais em 1998, houve uma expansão na oferta desta modalidade de curso. Uma das características de um Mestrado Profissional, consiste na obrigatoriedade por parte do aluno do curso em criar um produto educacional derivado de sua pesquisa. Tais produtos educacionais devem ser disponibilizados de forma gratuita para acesso público. Os cursos por sua vez devem disponibilizar recursos que promovam a inserção social, acesso e divulgação dos Produtos Educacionais gerados. Tendo em vista tal demanda, este trabalho teve por objetivo disponibilizar uma plataforma web , denominada Vitrine Digital de Produtos Educacionais, com o propósito de facilitar a inserção, acesso e divulgação dos produtos educacionais do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET), que está implantado no Instituto Federal do Amazonas (IFAM) desde 2014. O desenvolvimento desta plataforma web foi guiada pela adoção de práticas de desenvolvimento ágil de software , tendo como tecnologias fundamentais a linguagem de programação JavaScript, os framework web Express e Vue.js, MySQL como sistema de gerenciamento de banco de dados, Git para controle de versionamento do código e o framework Vuetify para desenvolvimento de telas responsivas. A plataforma disponibiliza recursos para publicação de produtos educacionais e artefatos a eles relacionados, como sites , vídeos, etc., recursos para contabilização de visualizações, facilidades para consulta dos produtos (por título do produto, palavra-chave, nome do orientador, grupo de pesquisa, etc.) e um conjunto de dados estatísticos que subsidiará a coordenação do curso na tomada de decisões e no fornecimento de informações para a comunidade e para as instituições de avaliação, como a CAPES. |
Abstract: | With the recognition of Professional Master's Degree in 1998 by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), there was an expansion in the offer of this course modality. One of the characteristics of a Professional Master's Degree is mandatority on the part of the student of the course in creating an educational product derived from his research. Such educational products must be made available free of charge for public access. The courses in turn must provide resources that promote social inclusion, access and dissemination of the generated Educational Products. In view of such demand, this work aimed to provide a web platform, called Digital Showcase of Educational Products, with the objective of facilitating the insertion, access and dissemination of educational products of the Professional Master in Technological Education (MPET), which is implemented on Federal Institute of Amazonas (IFAM) since 2014. The development of this web platform was guided by the adoption of agile software development practices, having as fundamental technologies the JavaScript programming language, the Web Express and Vue.js framework, MySQL as a system database management, Git for code version control and Vuetify for developing responsive screens. The platform provides resources for publishing educational products and related artifacts, such as websites, videos, etc., resources for counting views, resources for products research (product title, keyword, advisor name, research group, etc. .) and a set of statistical data that support the course coordination for decision-making and information providement for community and to evaluation institutions, such as CAPES. |
Palavras-chave: | Vitrine de produtos Produtos educacionais Pós-Graduação em Ensino Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | Instituto Federal do Amazonas IFAM Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Instituto Federal do Amazonas IFAM Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Instituto Federal do Amazonas IFAM Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Manaus Centro |
Citação: | TEIXEIRA, Sandro Haiden. Vitrine digital de produtos educacionais. 2019. 66 p. Monografia (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1580 |
Data do documento: | 10-Dez-2019 |
Aparece nas coleções: | Monografia_Tecnologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Vitrine digital de produtos educacionais_Sandro Haiden Teixeira_2019.pdf | Monografia_Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas_IFAM Campus Manaus Centro | 3,62 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.