Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1570
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | My friend logic-X: uma aplicação gamificada para auxílio do ensino de lógica de programação para pessoas com dislexia |
Autor(es): | Souza, Leonardo Henrique Lima de |
Primeiro Orientador: | Azevedo, Renildo Viana |
metadata.dc.contributor.referee1: | Azevedo, Renildo Viana |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Viviane Gomes da |
metadata.dc.contributor.referee3: | Pereira, Mirlem Rodrigues Ribeiro |
Resumo: | Este trabalho discute a relação entre as dificuldades enfrentadas por pessoas com dislexia no ensino de lógica de programação e o uso da gamificação como uma abordagem para auxiliar no ensino. A dislexia é um distúrbio de aprendizagem e linguagem que afeta crianças e adultos em diferentes momentos da vida. A lógica de programação consiste em técnicas utilizadas no desenvolvimento de software. A gamificação é uma abordagem que incorpora elementos de jogos em contextos que não são jogos propriamente ditos. O objetivo central deste trabalho é desenvolver uma aplicação gamificada para auxiliar no ensino de lógica de programação para pessoas com dislexia. A aplicação utilizará técnicas visuais e sonoras,proporcionando uma experiência interativa e lúdica que facilite o aprendizado. |
Palavras-chave: | Lógica de programação Dislexia Gamificação Ensino |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | Instituto Federal do Amazonas IFAM Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Instituto Federal do Amazonas IFAM Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Instituto Federal do Amazonas IFAM Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Manaus Centro |
Citação: | SOUZA, Leonardo Henrique Lima de. My friend logic-X: uma aplicação gamificada para auxílio do ensino de lógica de programação para pessoas com dislexia. 2023. 59 p. Monografia (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1570 |
Data do documento: | 6-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | Monografia_Tecnologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
My friend logic-X-uma aplicação gamificada para auxílio do ensino de lógica de programação para pessoas com dislexia_Leonardo Henrique Lima de Souza_2023.pdf | Monografia_Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas_IFAM Campus Manaus Centro | 22,96 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.