Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1553
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Experimentação no ensino de química na educação básica: uma análise das produções acadêmicos do EDEQ |
Autor(es): | Silva, Laila Yasmim dos Santos |
Primeiro Orientador: | Salazar, Deuzilene Marques |
metadata.dc.contributor.referee1: | Salazar, Deuzilene Marques |
metadata.dc.contributor.referee2: | Pereira, Zilanir Carvalho |
metadata.dc.contributor.referee3: | Mota, Keila Neves |
Resumo: | O conceito de Ciência é complexo, conectando-se à organização dos fenômenos naturais e às teorias de origem. Essas noções provêm do conhecimento popular, crenças e pesquisas, evoluindo constantemente. A experimentação, enraizada na história, desempenhou papel crucial na consolidação das ciências naturais. Este estudo analisa como as produções do Encontro de Debates sobre o Ensino de Química (EDEQ) entre 2021 e 2023 abordam a experimentação, explorando dimensões metodológicas e pedagógicas, identificando concepções e tipologias das práticas experimentais. A experimentação, considerada uma abordagem complexa e não apenas uma atividade prática, destaca-se como parte essencial do ensino de química, ultrapassando a visão tradicional de ferramenta isolada. |
Abstract: | The concept of Science is intricate, linking to the organization of natural phenomena and theories of origin. These notions stem from popular knowledge, beliefs, and ongoing research, continually evolving. Experimentation, rooted in history, has played a crucial role in consolidating the natural sciences. This study examines how the productions of the Meeting on Debates about Chemistry Teaching (EDEQ) between 2021 and 2023 address experimentation, exploring methodological and pedagogical dimensions, identifying conceptions, and typologies of experimental practices. Experimentation, considered a complex approach rather than merely a practical activity, stands out as an essential part of chemistry education, transcending the traditional view of an isolated tool. |
Palavras-chave: | Experimentação EDEQ Ensino de Química Concepções |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Química Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Química Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Química |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Manaus Centro |
Citação: | SILVA, Laila Yasmim dos Santos. Experimentação no ensino de química na educação básica: uma análise das produções acadêmicos do EDEQ. 2023. 52 p. Monografia (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1553 |
Data do documento: | 4-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | Monografia_Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Experimentação no ensino de química na educação básica uma análise das produções acadêmicos do EDEQ_Laila Yasmim dos Santos Silva_2023.pdf | Monografia_Licenciatura em Química_IFAM Campus Manaus Centro | 12,69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.