Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1552
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Repositório de tecnologias educativas digitais no ensino médio para aprendizagem de química no contexto da pandemia de Covid-19 |
Autor(es): | Pedroso, Kamila dos Reis |
Primeiro Orientador: | Silva, Viviane Gomes da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Viviane Gomes da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Melo, Ana Cláudia Rodrigues de |
metadata.dc.contributor.referee3: | Pereira, Mirlem Rodrigues Ribeiro |
Resumo: | Este trabalho foi desenvolvido durante um projeto de Iniciação Científica, com bolsa de estudo pela CNPQ, o tema surgiu a partir da necessidade premente da Pandemia de Covid-19, quando ficou inviabilizada as aula presenciais no IFAM, Brasil e no mundo, por esta razão surgiu a oportunidade de desenvolver um Repositório de Tecnologias Educativas Digitais no Ensino para aprendizagem de Química no contexto da Pandemia Covid-19, que tem como objetivo apoiar o ensino de química no ensino médio por meio Tecnologias Educativas Digitais no contexto da Pandemia Covid-19. O estudo se caracteriza como uma pesquisa de cunho qualitativo, caráter descritiva e exploratória a coleta de dados ocorreu por meio de um questionário online no Google Forms, que foi respondida por professores de Química no ensino médio técnico integrado, dos três campi da Capital do Amazonas no IFAM (Manaus Centro, Distrito Industrial e Zona Leste). O resultado da pesquisa apresentou satisfação de 88,9% dos professores do IFAM pela utilização das tecnologias educativas digitais durante o período de isolamento social, apresentando-se como recurso essencial para a continuação das aulas na interação entre docentes e discentes. Ainda assim, 11,1% dos entrevistados declararam insatisfação no uso de tecnologias educativas digitais, o que significa que nem todos os recursos são coerentes com as necessidades da sala de aula, em especial tratando-se do ensino remoto. Desse modo, é importante selecionar e agrupar em um repositório as tecnologias educativas digitais eleitas e testadas por professores de química no ensino médio durante a pandemia que podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, tanto virtual como presencial, auxiliando o docente a optar por qual recurso é conveniente para determinada aula. Dessa maneira, a pesquisa apresentou a importância e as possibilidades que o uso das TDIC no apoio da aprendizagem de química durante o ensino médio. |
Abstract: | This work was developed during a Scientific Initiation project, with a scholarship from CNPQ. The topic arose from the urgent need of the Covid-19 pandemic, which made it impossible to have in-person classes at IFAM, Brazil, and worldwide. For this reason, the opportunity arose to develop a Repository of Digital Educational Technologies in Teaching for learning Chemistry in the context of the Covid-19 pandemic, aiming to support the teaching of chemistry in high school through Digital Educational Technologies in the context of the Covid-19 pandemic. The study is characterized as a qualitative research, with a descriptive and exploratory nature. Data collection was carried out through an online questionnaire on Google Forms, which was answered by Chemistry teachers in technical high school education, from the three campuses in the capital of Amazonas at IFAM (Manaus Centro, Distrito Industrial, and Zona Leste). The research results showed that 88.9% of IFAM teachers were satisfied with the use of digital educational technologies during the period of social isolation, as they proved to be an essential resource for the continuation of classes and the interaction between teachers and students. However, 11.1% of the respondents expressed dissatisfaction with the use of digital educational technologies, indicating that not all resources are consistent with the needs of the classroom, especially in the case of remote teaching. Therefore, it is important to select and group in a repository the digital educational technologies chosen and tested by high school chemistry teachers during the pandemic, which can assist in the teaching and learning process, both in virtual and in-person settings, helping the teacher to choose which resource is suitable for a particular lesson. Thus, the research highlighted the importance and possibilities of using ICTs to support the learning of chemistry during high school. |
Palavras-chave: | TDIC Ensino de Química Pandemia Ensino remoto |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Química Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Química Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Química |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Manaus Centro |
Citação: | PEDROSO, Kamila dos Reis. Repositório de tecnologias educativas digitais no ensino médio para aprendizagem de química no contexto da pandemia de Covid-19. 2023. 66 p. Monografia (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1552 |
Data do documento: | 28-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | Monografia_Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Repositório de tecnologias educativas digitais no ensino médio para aprendizagem de química no contexto da pandemia_Kamila dos Reis Pedroso_2023.pdf | Monografia_Licenciatura em Química_IFAM Campus Manaus Centro | 1,15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.