Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1550
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Contribuições da abordagem CTS no ensino de química: uma possibilidade para a educação de jovens e adultos
Autor(es): França Júnior, Antônio de Andrade
Primeiro Orientador: Costa, Kátia Maria Guimarães
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Kátia Maria Guimarães
metadata.dc.contributor.referee2: Melo, Ana Cláudia Rodrigues de
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Lyege Magalhães
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso é o resultado de uma pesquisa bibliográfica exploratória que analisa as contribuições da abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no ensino de química, especialmente na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Buscando responder de que forma a abordagem CTS pode contribuir para o ensino e aprendizagem na química. A pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa. A análise de conteúdo foi desenvolvida de acordo com Bardin (2016). Para tanto, com este estudo verificou-se a necessidade e possibilidades da abordagem CTS no ensino de química para a formação de cidadãos críticos e reflexivos, com isso, os resultados mostram que a utilização do movimento CTS como recurso de ensino nas aulas de química contribui de forma significativa para melhor compreensão dos conceitos da química.
Abstract: This course conclusion work is the result of an exploratory bibliographical research that analyzes the contributions of the Science, Technology and Society (CTS) approach to chemistry teaching, especially in Youth and Adult Education (EJA). Seeking to answer how the CTS approach can contribute to teaching and learning in chemistry. The research uses a qualitative approach. The content analysis was developed according to Bardin (2016). To this end, this study verified the need and possibilities of the CTS approach in teaching chemistry for the formation of critical and reflective citizens. Therefore, the results show that the use of the CTS movement as a teaching resource in chemistry classes contributes significantly for a better understanding of chemistry concepts.
Palavras-chave: Abordagem CTS
Ensino de Química
EJA
Aprendizagem contextualizada
Formação cidadã
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Química
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Química
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Química
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
Citação: FRANÇA JÚNIOR, Antônio de Andrade. Contribuições da abordagem CTS no ensino de química: uma possibilidade para a educação de jovens e adultos. 2023. 34 p. Monografia (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1550
Data do documento: 6-Dez-2023
Aparece nas coleções:Monografia_Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Contribuições da abordagem CTS no ensino de química-uma possibilidade para a educação de jovens e adultos_Antônio de Andrade França Junior_2023.pdfMonografia_Licenciatura em Química_IFAM Campus Manaus Centro1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.