Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1550
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Costa, Kátia Maria Guimarães | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4801914492093251 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Costa, Kátia Maria Guimarães | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4801914492093251 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Melo, Ana Cláudia Rodrigues de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5944321508964046 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Oliveira, Lyege Magalhães | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/6690728944762905 | pt_BR |
dc.creator | França Júnior, Antônio de Andrade | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5253700910709295 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-01T19:43:57Z | - |
dc.date.available | 2024-10-01 | - |
dc.date.available | 2024-10-01T19:43:57Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-06 | - |
dc.identifier.citation | FRANÇA JÚNIOR, Antônio de Andrade. Contribuições da abordagem CTS no ensino de química: uma possibilidade para a educação de jovens e adultos. 2023. 34 p. Monografia (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1550 | - |
dc.description.abstract | This course conclusion work is the result of an exploratory bibliographical research that analyzes the contributions of the Science, Technology and Society (CTS) approach to chemistry teaching, especially in Youth and Adult Education (EJA). Seeking to answer how the CTS approach can contribute to teaching and learning in chemistry. The research uses a qualitative approach. The content analysis was developed according to Bardin (2016). To this end, this study verified the need and possibilities of the CTS approach in teaching chemistry for the formation of critical and reflective citizens. Therefore, the results show that the use of the CTS movement as a teaching resource in chemistry classes contributes significantly for a better understanding of chemistry concepts. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão de curso é o resultado de uma pesquisa bibliográfica exploratória que analisa as contribuições da abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no ensino de química, especialmente na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Buscando responder de que forma a abordagem CTS pode contribuir para o ensino e aprendizagem na química. A pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa. A análise de conteúdo foi desenvolvida de acordo com Bardin (2016). Para tanto, com este estudo verificou-se a necessidade e possibilidades da abordagem CTS no ensino de química para a formação de cidadãos críticos e reflexivos, com isso, os resultados mostram que a utilização do movimento CTS como recurso de ensino nas aulas de química contribui de forma significativa para melhor compreensão dos conceitos da química. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Mirlândia Amazonas (mirlandia.amazonas@ifam.edu.br) on 2024-10-01T19:43:57Z No. of bitstreams: 1 Contribuições da abordagem CTS no ensino de química-uma possibilidade para a educação de jovens e adultos_Antônio de Andrade França Junior_2023.pdf: 1187410 bytes, checksum: c93afbc6b97b1c91fe8074a2f243a407 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-10-01T19:43:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Contribuições da abordagem CTS no ensino de química-uma possibilidade para a educação de jovens e adultos_Antônio de Andrade França Junior_2023.pdf: 1187410 bytes, checksum: c93afbc6b97b1c91fe8074a2f243a407 (MD5) Previous issue date: 2023-12-06 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Manaus Centro | pt_BR |
dc.publisher.initials | Instituto Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAM | pt_BR |
dc.publisher.initials | Licenciatura em Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | Instituto Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAM | pt_BR |
dc.publisher.initials | Licenciatura em Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | Instituto Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAM | pt_BR |
dc.publisher.initials | Licenciatura em Química | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Abordagem CTS | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | EJA | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem contextualizada | pt_BR |
dc.subject | Formação cidadã | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.title | Contribuições da abordagem CTS no ensino de química: uma possibilidade para a educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia_Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Contribuições da abordagem CTS no ensino de química-uma possibilidade para a educação de jovens e adultos_Antônio de Andrade França Junior_2023.pdf | Monografia_Licenciatura em Química_IFAM Campus Manaus Centro | 1,16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.