Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1550
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Costa, Kátia Maria Guimarães-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4801914492093251pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Kátia Maria Guimarães-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4801914492093251pt_BR
dc.contributor.referee2Melo, Ana Cláudia Rodrigues de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5944321508964046pt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira, Lyege Magalhães-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6690728944762905pt_BR
dc.creatorFrança Júnior, Antônio de Andrade-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5253700910709295pt_BR
dc.date.accessioned2024-10-01T19:43:57Z-
dc.date.available2024-10-01-
dc.date.available2024-10-01T19:43:57Z-
dc.date.issued2023-12-06-
dc.identifier.citationFRANÇA JÚNIOR, Antônio de Andrade. Contribuições da abordagem CTS no ensino de química: uma possibilidade para a educação de jovens e adultos. 2023. 34 p. Monografia (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1550-
dc.description.abstractThis course conclusion work is the result of an exploratory bibliographical research that analyzes the contributions of the Science, Technology and Society (CTS) approach to chemistry teaching, especially in Youth and Adult Education (EJA). Seeking to answer how the CTS approach can contribute to teaching and learning in chemistry. The research uses a qualitative approach. The content analysis was developed according to Bardin (2016). To this end, this study verified the need and possibilities of the CTS approach in teaching chemistry for the formation of critical and reflective citizens. Therefore, the results show that the use of the CTS movement as a teaching resource in chemistry classes contributes significantly for a better understanding of chemistry concepts.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso é o resultado de uma pesquisa bibliográfica exploratória que analisa as contribuições da abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no ensino de química, especialmente na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Buscando responder de que forma a abordagem CTS pode contribuir para o ensino e aprendizagem na química. A pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa. A análise de conteúdo foi desenvolvida de acordo com Bardin (2016). Para tanto, com este estudo verificou-se a necessidade e possibilidades da abordagem CTS no ensino de química para a formação de cidadãos críticos e reflexivos, com isso, os resultados mostram que a utilização do movimento CTS como recurso de ensino nas aulas de química contribui de forma significativa para melhor compreensão dos conceitos da química.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mirlândia Amazonas (mirlandia.amazonas@ifam.edu.br) on 2024-10-01T19:43:57Z No. of bitstreams: 1 Contribuições da abordagem CTS no ensino de química-uma possibilidade para a educação de jovens e adultos_Antônio de Andrade França Junior_2023.pdf: 1187410 bytes, checksum: c93afbc6b97b1c91fe8074a2f243a407 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-10-01T19:43:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Contribuições da abordagem CTS no ensino de química-uma possibilidade para a educação de jovens e adultos_Antônio de Andrade França Junior_2023.pdf: 1187410 bytes, checksum: c93afbc6b97b1c91fe8074a2f243a407 (MD5) Previous issue date: 2023-12-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Manaus Centropt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsLicenciatura em Químicapt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsLicenciatura em Químicapt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsLicenciatura em Químicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAbordagem CTSpt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectAprendizagem contextualizadapt_BR
dc.subjectFormação cidadãpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleContribuições da abordagem CTS no ensino de química: uma possibilidade para a educação de jovens e adultospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Monografia_Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Contribuições da abordagem CTS no ensino de química-uma possibilidade para a educação de jovens e adultos_Antônio de Andrade França Junior_2023.pdfMonografia_Licenciatura em Química_IFAM Campus Manaus Centro1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.