Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1546
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Ensino de biocombustíveis e combustíveis fósseis na educação básica |
Autor(es): | Silva, Ivaldo Santos da |
Primeiro Orientador: | Anic, Cinara Calvi |
metadata.dc.contributor.referee1: | Anic, Cinara Calvi |
metadata.dc.contributor.referee2: | Paes, Lucilene da Silva |
metadata.dc.contributor.referee3: | Rocha, Andréia Oliveira da |
Resumo: | O presente estudo tem como tema o uso de recursos didáticos no ensino de biocombustíveis e combustíveis fósseis na educação básica, onde se buscou responder ao seguinte problema: Quais recursos didáticos têm sido usados na educação básica para o ensino do tema Biocombustíveis? Partiu-se do pressuposto de que, dada a crise ambiental e energética que vivenciamos, torna-se de suma importância a discussão sobre como esses temas vêm sendo abordados na educação básica. E, considerando-se o que preconizam os documentos legais para o ensino e a literatura pertinente, é preponderante que tal ensino seja organizado de modo que recursos didáticos e metodologias de ensino diferenciadas possam subsidiá-lo. Como objetivo geral, buscou-se verificar na literatura os recursos didáticos que vêm sendo utilizados na educação básica para o ensino do tema biocombustíveis como componentes do ensino de Ciências da natureza. E, como objetivos específicos, tem-se: 1. Discutir acerca da importância do ensino da temática biocombustíveis e combustíveis fósseis na educação básica, no contexto do ensino de Ciências; 2. Verificar como o tema biocombustíveis é abordado nos documentos legais que norteiam o ensino de Ciências da natureza; 3 Apresentar os recursos didáticos observados nas produções científicas selecionadas sobre o ensino de biocombustíveis na educação básica. Trata-se de uma pesquisa exploratória de natureza bibliográfica, realizada em buscas em bases de dados científicos. Os resultados indicam uma carência de publicações acadêmicas pertinentes ao tema, sobretudo àquelas direcionadas ao ensino de Ciências da Natureza no Ensino Fundamental. Ademais, constatou-se que as pesquisas realizadas com estudantes de Ensino Médio fizeram uso de recursos didáticos variados inseridos em sequências didáticas, como vídeos, maquetes, protótipos, além de outras estratégias como atividades experimentais. Espera-se que essa pesquisa possa suscitar novas reflexões acerca da importância da discussão do tema biocombustíveis na educação básica, assim como a importância do planejamento do professor na sua prática docente, de modo que possam ser incluídos recursos e estratégias didáticas que possam potencializar a aprendizagem. |
Abstract: | The present study has as its theme the use of didactic resources in the teaching of biofuels and fossil fuels in basic education, where it sought to answer the following problem: What didactic resources have been used in basic education to teach the topic Biofuels? It started from the assumption that, given the environmental and energy crisis that we are experiencing, the discussion on how these themes have been addressed in basic education becomes of paramount importance. And, considering what the legal documents for teaching and the pertinent literature recommend, it is essential that such teaching be organized so that didactic resources and differentiated teaching methodologies can support it. As a general objective, we sought to verify in the literature the didactic resources that have been used in basic education for teaching the topic of biofuels as components of the teaching of Natural Sciences. And, as specific objectives, there are: 1. Discuss about the importance of teaching biofuels and fossil fuels in basic education, in the context of science teaching; 2. Check how the topic of biofuels is addressed in the legal documents that guide the teaching of Natural Sciences; 3 Present the didactic resources observed in the selected scientific productions on the teaching of biofuels in basic education. This is an exploratory research of a bibliographic nature, carried out in searches of scientific databases. The results indicate a lack of academic publications relevant to the subject, especially those directed to the teaching of Natural Sciences in Elementary School. Furthermore, it was found that the research carried out with high school students made use of various didactic resources inserted in didactic sequences, such as videos, models, prototypes, in addition to other strategies such as experimental activities. It is hoped that this research can raise new reflections about the importance of discussing the topic of biofuels in basic education, as well as the importance of teacher planning in their teaching practice, so that resources and didactic strategies can be included that can enhance learning |
Palavras-chave: | Biocombustível Ensino de Ciências Recursos didáticos |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Química Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Química Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Química |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Manaus Centro |
Citação: | SILVA, Ivaldo Santos da. Ensino de biocombustíveis e combustíveis fósseis na educação básica. 2022. 54 p. Monografia (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1546 |
Data do documento: | 27-Jun-2022 |
Aparece nas coleções: | Monografia_Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ensino de biocombustíveis e combustíveis fósseis na educação básica_Ivaldo Santos da Silva_2022.pdf | Monografia-Licenciatura em Química_IFAM Campus Manaus Centro | 433,66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.