Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1546
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Anic, Cinara Calvi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1702387634067240pt_BR
dc.contributor.referee1Anic, Cinara Calvi-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1702387634067240pt_BR
dc.contributor.referee2Paes, Lucilene da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0653747630550456pt_BR
dc.contributor.referee3Rocha, Andréia Oliveira da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4751206740233356pt_BR
dc.creatorSilva, Ivaldo Santos da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8615045716139349pt_BR
dc.date.accessioned2024-09-30T22:30:13Z-
dc.date.available2024-09-30-
dc.date.available2024-09-30T22:30:13Z-
dc.date.issued2022-06-27-
dc.identifier.citationSILVA, Ivaldo Santos da. Ensino de biocombustíveis e combustíveis fósseis na educação básica. 2022. 54 p. Monografia (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1546-
dc.description.abstractThe present study has as its theme the use of didactic resources in the teaching of biofuels and fossil fuels in basic education, where it sought to answer the following problem: What didactic resources have been used in basic education to teach the topic Biofuels? It started from the assumption that, given the environmental and energy crisis that we are experiencing, the discussion on how these themes have been addressed in basic education becomes of paramount importance. And, considering what the legal documents for teaching and the pertinent literature recommend, it is essential that such teaching be organized so that didactic resources and differentiated teaching methodologies can support it. As a general objective, we sought to verify in the literature the didactic resources that have been used in basic education for teaching the topic of biofuels as components of the teaching of Natural Sciences. And, as specific objectives, there are: 1. Discuss about the importance of teaching biofuels and fossil fuels in basic education, in the context of science teaching; 2. Check how the topic of biofuels is addressed in the legal documents that guide the teaching of Natural Sciences; 3 Present the didactic resources observed in the selected scientific productions on the teaching of biofuels in basic education. This is an exploratory research of a bibliographic nature, carried out in searches of scientific databases. The results indicate a lack of academic publications relevant to the subject, especially those directed to the teaching of Natural Sciences in Elementary School. Furthermore, it was found that the research carried out with high school students made use of various didactic resources inserted in didactic sequences, such as videos, models, prototypes, in addition to other strategies such as experimental activities. It is hoped that this research can raise new reflections about the importance of discussing the topic of biofuels in basic education, as well as the importance of teacher planning in their teaching practice, so that resources and didactic strategies can be included that can enhance learningpt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem como tema o uso de recursos didáticos no ensino de biocombustíveis e combustíveis fósseis na educação básica, onde se buscou responder ao seguinte problema: Quais recursos didáticos têm sido usados na educação básica para o ensino do tema Biocombustíveis? Partiu-se do pressuposto de que, dada a crise ambiental e energética que vivenciamos, torna-se de suma importância a discussão sobre como esses temas vêm sendo abordados na educação básica. E, considerando-se o que preconizam os documentos legais para o ensino e a literatura pertinente, é preponderante que tal ensino seja organizado de modo que recursos didáticos e metodologias de ensino diferenciadas possam subsidiá-lo. Como objetivo geral, buscou-se verificar na literatura os recursos didáticos que vêm sendo utilizados na educação básica para o ensino do tema biocombustíveis como componentes do ensino de Ciências da natureza. E, como objetivos específicos, tem-se: 1. Discutir acerca da importância do ensino da temática biocombustíveis e combustíveis fósseis na educação básica, no contexto do ensino de Ciências; 2. Verificar como o tema biocombustíveis é abordado nos documentos legais que norteiam o ensino de Ciências da natureza; 3 Apresentar os recursos didáticos observados nas produções científicas selecionadas sobre o ensino de biocombustíveis na educação básica. Trata-se de uma pesquisa exploratória de natureza bibliográfica, realizada em buscas em bases de dados científicos. Os resultados indicam uma carência de publicações acadêmicas pertinentes ao tema, sobretudo àquelas direcionadas ao ensino de Ciências da Natureza no Ensino Fundamental. Ademais, constatou-se que as pesquisas realizadas com estudantes de Ensino Médio fizeram uso de recursos didáticos variados inseridos em sequências didáticas, como vídeos, maquetes, protótipos, além de outras estratégias como atividades experimentais. Espera-se que essa pesquisa possa suscitar novas reflexões acerca da importância da discussão do tema biocombustíveis na educação básica, assim como a importância do planejamento do professor na sua prática docente, de modo que possam ser incluídos recursos e estratégias didáticas que possam potencializar a aprendizagem.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mirlândia Amazonas (mirlandia.amazonas@ifam.edu.br) on 2024-09-30T22:30:13Z No. of bitstreams: 1 Ensino de biocombustíveis e combustíveis fósseis na educação básica_Ivaldo Santos da Silva_2022.pdf: 444065 bytes, checksum: 8350c43733224f7aafbfe5ad199745b2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-30T22:30:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ensino de biocombustíveis e combustíveis fósseis na educação básica_Ivaldo Santos da Silva_2022.pdf: 444065 bytes, checksum: 8350c43733224f7aafbfe5ad199745b2 (MD5) Previous issue date: 2022-06-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Manaus Centropt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsLicenciatura em Químicapt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsLicenciatura em Químicapt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsLicenciatura em Químicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBiocombustívelpt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectRecursos didáticospt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleEnsino de biocombustíveis e combustíveis fósseis na educação básicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Monografia_Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ensino de biocombustíveis e combustíveis fósseis na educação básica_Ivaldo Santos da Silva_2022.pdfMonografia-Licenciatura em Química_IFAM Campus Manaus Centro433,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.