Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1544
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Fermentação alcoólica: uma sequência didática para o ensino de química no terceiro ano do ensino médio
Autor(es): Vieira, Alyne Clementina Ribeiro
Primeiro Orientador: Vale, Adriana Carla Oliveira de Morais
metadata.dc.contributor.referee1: Vale, Adriana Carla Oliveira de Morais
metadata.dc.contributor.referee2: Duarte, Rosangela Viana de Lima
metadata.dc.contributor.referee3: Cartonilho, Miriam de Medeiros
Resumo: Esse trabalho apresenta uma pesquisa intitulada “Fermentação alcoólica: uma sequência didática para o ensino de química no terceiro ano do ensino médio”, que teve como objetivo elaborar uma sequência didática para o ensino da função álcool a partir da fermentação alcoólica no terceiro ano do ensino médio. Para isso, foi necessário organizar a pesquisa em três etapas, sendo elas: i) Articular os conceitos de Fermentação alcoólica, Sequência didática; Ensino de Química; e Abordagem CTS; ii) Executar a sequência didática referente à Fermentação; e iii) Analisar os dados provenientes da execução da sequência didática. Sendo assim, a sequência didática foi pensada e elaborada com base na Abordagem CTS. Na intenção de contextualizar o conteúdo “Função Orgânica Álcool”, decidiu-se dar ênfase no álcool mais comum, o etanol, optando em utilizar a fermentação alcoólica como tema gerador de aprendizagem na sequência didática. Desse modo, a pesquisa, de caráter quanti-quali, foi realizada na Escola Estadual Professora Diana Pinheiro, onde fez-se a aplicação de questionários e da sequência didática em uma turma de 32 alunos, a fim de avaliar a eficácia da proposta. Com isso, os questionários pós intervenção mostraram explicações mais elaboradas por parte dos alunos e um percentual de 92,5% de respostas satisfatórias. Além disso, a contribuição da fermentação alcoólica foi bem avaliada pelos alunos, constatando que a temática foi um diferencial nesse resultado.
Abstract: This work presents a research entitled "Alcoholic fermentation: a didactic sequence for the teaching of Chemistry in the third year of high school", which aimed to develop a didactic sequence for the teaching of the alcohol function from alcoholic fermentation in the last year of high school. average. So, it was necessary to organize the research in three stages, namely: i) Articulate the concepts of Alcoholic Fermentation, Didactic Sequence; Chemistry teaching; and CTS Approach; ii) Execute the didactic sequence referring to Fermentation; and iii) Analyze the data from the execution of the didactic sequence. Therefore, the didactic sequence was designed and elaborated based on the CTS Approach. In order to contextualize the content “Function Organic Alcohol”, it was decided to emphasize the most common alcohol, ethanol, opting to use alcoholic fermentation as a topic that generates learning in the didactic sequence. In this way, the research, of a quanti-quali character, was carried out at Escola Estadual Professora Diana Pinheiro, where questionnaires and the didactic sequence were applied in a class of 32 students, in order to evaluate the effectiveness of the proposal. As a result, the post-intervention questionnaires showed more elaborate explanations by the students and a percentage of 92.5% of satisfactory answers. In addition, the contribution of alcoholic fermentation was well evaluated by the students, noting that the theme was a differential in this result.
Palavras-chave: Fermentação alcoólica
Sequência didática
Ensino de química
CTS
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Química
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Química
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Química
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
Citação: VIEIRA, Alyne Clementina Ribeiro. Fermentação alcoólica: uma sequência didática para o ensino de química no terceiro ano do ensino médio. 2022. 82 p. Monografia (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1544
Data do documento: 15-Fev-2022
Aparece nas coleções:Monografia_Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alyne Clementina Ribeiro Veira_Fermentação alcoólica uma sequência didática para o ensino de química no terceiro ano do ensino médio_2022.pdfMonografia_Licenciatura em Química_IFAM Campus Manaus Centro1,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.