Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1544
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Vale, Adriana Carla Oliveira de Morais-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4121425372985654pt_BR
dc.contributor.referee1Vale, Adriana Carla Oliveira de Morais-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4121425372985654pt_BR
dc.contributor.referee2Duarte, Rosangela Viana de Lima-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6304028689709583pt_BR
dc.contributor.referee3Cartonilho, Miriam de Medeiros-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4981043926508476pt_BR
dc.creatorVieira, Alyne Clementina Ribeiro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8392278409522209pt_BR
dc.date.accessioned2024-09-30T18:59:44Z-
dc.date.available2024-09-30-
dc.date.available2024-09-30T18:59:44Z-
dc.date.issued2022-02-15-
dc.identifier.citationVIEIRA, Alyne Clementina Ribeiro. Fermentação alcoólica: uma sequência didática para o ensino de química no terceiro ano do ensino médio. 2022. 82 p. Monografia (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1544-
dc.description.abstractThis work presents a research entitled "Alcoholic fermentation: a didactic sequence for the teaching of Chemistry in the third year of high school", which aimed to develop a didactic sequence for the teaching of the alcohol function from alcoholic fermentation in the last year of high school. average. So, it was necessary to organize the research in three stages, namely: i) Articulate the concepts of Alcoholic Fermentation, Didactic Sequence; Chemistry teaching; and CTS Approach; ii) Execute the didactic sequence referring to Fermentation; and iii) Analyze the data from the execution of the didactic sequence. Therefore, the didactic sequence was designed and elaborated based on the CTS Approach. In order to contextualize the content “Function Organic Alcohol”, it was decided to emphasize the most common alcohol, ethanol, opting to use alcoholic fermentation as a topic that generates learning in the didactic sequence. In this way, the research, of a quanti-quali character, was carried out at Escola Estadual Professora Diana Pinheiro, where questionnaires and the didactic sequence were applied in a class of 32 students, in order to evaluate the effectiveness of the proposal. As a result, the post-intervention questionnaires showed more elaborate explanations by the students and a percentage of 92.5% of satisfactory answers. In addition, the contribution of alcoholic fermentation was well evaluated by the students, noting that the theme was a differential in this result.pt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho apresenta uma pesquisa intitulada “Fermentação alcoólica: uma sequência didática para o ensino de química no terceiro ano do ensino médio”, que teve como objetivo elaborar uma sequência didática para o ensino da função álcool a partir da fermentação alcoólica no terceiro ano do ensino médio. Para isso, foi necessário organizar a pesquisa em três etapas, sendo elas: i) Articular os conceitos de Fermentação alcoólica, Sequência didática; Ensino de Química; e Abordagem CTS; ii) Executar a sequência didática referente à Fermentação; e iii) Analisar os dados provenientes da execução da sequência didática. Sendo assim, a sequência didática foi pensada e elaborada com base na Abordagem CTS. Na intenção de contextualizar o conteúdo “Função Orgânica Álcool”, decidiu-se dar ênfase no álcool mais comum, o etanol, optando em utilizar a fermentação alcoólica como tema gerador de aprendizagem na sequência didática. Desse modo, a pesquisa, de caráter quanti-quali, foi realizada na Escola Estadual Professora Diana Pinheiro, onde fez-se a aplicação de questionários e da sequência didática em uma turma de 32 alunos, a fim de avaliar a eficácia da proposta. Com isso, os questionários pós intervenção mostraram explicações mais elaboradas por parte dos alunos e um percentual de 92,5% de respostas satisfatórias. Além disso, a contribuição da fermentação alcoólica foi bem avaliada pelos alunos, constatando que a temática foi um diferencial nesse resultado.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mirlândia Amazonas (mirlandia.amazonas@ifam.edu.br) on 2024-09-30T18:59:44Z No. of bitstreams: 1 Alyne Clementina Ribeiro Veira_Fermentação alcoólica uma sequência didática para o ensino de química no terceiro ano do ensino médio_2022.pdf: 1690463 bytes, checksum: 99cd3ad1d5030781c5ff126c8b3d59c2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-30T18:59:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Alyne Clementina Ribeiro Veira_Fermentação alcoólica uma sequência didática para o ensino de química no terceiro ano do ensino médio_2022.pdf: 1690463 bytes, checksum: 99cd3ad1d5030781c5ff126c8b3d59c2 (MD5) Previous issue date: 2022-02-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Manaus Centropt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsLicenciatura em Químicapt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsLicenciatura em Químicapt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsLicenciatura em Químicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFermentação alcoólicapt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectCTSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleFermentação alcoólica: uma sequência didática para o ensino de química no terceiro ano do ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Monografia_Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alyne Clementina Ribeiro Veira_Fermentação alcoólica uma sequência didática para o ensino de química no terceiro ano do ensino médio_2022.pdfMonografia_Licenciatura em Química_IFAM Campus Manaus Centro1,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.