Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1537
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O uso do jogo didático sobre elementos para alunos do 1° anodo ensino médio na escola pública: jogo da tabela periódica
Autor(es): Oliveira, Mirian Souza de
Primeiro Orientador: Herculano, Ricardo de Almeida
metadata.dc.contributor.referee1: Herculano, Ricardo de Almeida
metadata.dc.contributor.referee2: Pio, Mauro Célio da Silveira
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, José Ribamar Silva de
Resumo: O grande obstáculo que encontrarmos para o uso de alternativas metodológicas no ensino química é o desinteresse dos alunos principalmente no uso da tabela periódica, pois acostumados com o tradicionalismo da sala de aula que ocorre diariamente em todas as disciplinas. A partir dessa necessidade foi necessário inovar nessas aulas, com os jogos didáticos, denominado a montagem da tabela periódica na folha de papel cartão e o jogo dado com as cartas da tabela periódica. O jogo auxilia no processo de ensino-aprendizagem facilita a compreensão dos elementos químicos e suas principais características como número quântico, seu ponto de fusão e ebulição para as características físicas e químicas. Este trabalho teve como objetivo criar um jogo didático, para auxiliar os professores e alunos no ensino médio da química, fazendo-lhe a compreender os conteúdos abordados em sala de aula, mais especificamente os elementos químicos da tabela periódica.O trabalho foi desenvolvido em uma escola da rede pública, com os alunos do 1° ano do ensino médio. Escola Estadual Sólon de Lucena situada no bairro de São Geraldo, Manaus AM. As atividades aplicadas foram com aulas, atividade pratica provas, com os conhecimentos sobre processos e os conceitos essenciais da Química, abordados no ensino médio. Foi aplicado o jogo didático "tabela periódica". Com base no resultado positivo, Portanto, foi uma ótima alternativa para com todos os conjuntos da sala de aula.
Abstract: The great lack of interest and difficulty in finding methodological alternatives for teaching chemistry is the students' lack of interest, especially in the use of the periodic table, as they are used to the traditionalism of the classroom that occurs daily in all subjects. Based on this need, it was necessary to innovate in these classes, with didactic games, called the assembly of the periodic table on the cardboard sheet and the dice game with the cards in the periodic table. The game helps in the teaching-learning process and facilitates the understanding of chemical elements and their main characteristics such as quantum number, their melting and boiling point for physical and chemical characteristics. This work aimed to create a didactic game to help teachers and students in high school chemistry, making them understand the contents covered in the classroom, more specifically the chemical elements of the periodic table. The work was carried out in a public school, with students from the Ist year of high school, the Solon de Lucena State School located in the neighborhood of São Geraldo, Manaus AM. The applied activities were with classes, practical activity tests, with knowledge about processes and essential concepts of Chemistry, covered in high school. The didactic game "periodical table" was applied. Based on the positive result, So it was a great alternative to all sets in the classroom
Palavras-chave: Aprendizado
Química
Jogo
Tabela periódica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Química
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Química
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Química
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
Citação: OLIVEIRA, Mirian Souza de. O uso do jogo didático sobre elementos para alunos do 1° anodo ensino médio na escola pública: jogo da tabela periódica. 2021. 59 p. Monografia (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1537
Data do documento: 11-Ago-2021
Aparece nas coleções:Monografia_Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O uso do jogo didático sobre elementos para alunos do 1° anodo ensino médio na escola pública jogo da tabela periódica_Mirian Souza de Oliveira_2021.pdfMonografia_Licenciatura em Química_IFAM Campus Manaus Centro13,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.