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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O ensino de funções orgânicas oxigenadas: uma abordagem na perspectiva da pedagogia histórico-crítica
Autor(es): Cunha, Jefferson da Silva
Primeiro Orientador: Salazar, Deuzilene Marques
metadata.dc.contributor.referee1: Salazar, Deuzilene Marques
metadata.dc.contributor.referee2: Azevedo, Rosa Oliveira Marins
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira Neto, Nilton Azevedo de
Resumo: A pesquisa traz como temática o ensino de Química Orgânica, destacando principalmente o processo de ensino-aprendizagem de funções orgânicas oxigenadas no ensino médio integrado ao curso técnico em química do IFAM. Essa temática é importante pelo fato de ser um conteúdo que é muito recorrente no cotidiano dos alunos, pois ao se falar de Química Orgânica estamos falando da vida, tendo em vista as inúmeras aplicações dessa área da química como por exemplo em alimentos, biocombustíveis, cosméticos, medicamentos, polímeros naturais e sintéticos, etc. Nesse contexto, a escola deve abordar o conteúdo de funções orgânicas oxigenadas, destacando as diferentes dimensões subjacentes ao conteúdo, uma vez que, as aplicações da química orgânica, principalmente no que diz respeito aos grupos funcionais oxigenados, influenciam direta ou indiretamente na vida e no cotidiano social que o educando está inserido. Dessa forma, o estudo se propôs a investigar o processo de ensino-aprendizagem de funções orgânicas oxigenadas na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) no ensino médio integrado de química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM, Campus Manaus-Centro. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa e envolveu 25 alunos da turma integrada de química. A Pedagogia Histórico Crítica (SAVIANI, 1993; GASPARIN, 2005) fundamentou a construção de uma proposta de ensino, tendo as mídias audiovisuais (animações) como instrumentação e catarse do ensino. Por intermédio dos dados obtidos, verificou-se que as dimensões sociais, econômicas e culturais do conteúdo conceitual de funções orgânicas oxigenadas foram evidenciadas nos registros escritos pelos discentes. Constatamos que o ensino fundamentado na PHC contribuiu efetivamente no processo de ensino-aprendizagem da química bem com a construção e consolidação de uma educação voltada para a cidadania.
Abstract: The research has as its theme the teaching of Organic Chemistry, highlighting mainly the teaching-learning process of oxygenated organic functions in high school integrated to the technical course in chemistry at IFAM. This theme is important because it is a content that is very recurrent in the students' daily lives, because when talking about Organic Chemistry we are talking about life, in view of the numerous applications in this area of chemistry such as food, biofuels, cosmetics, medicines, natural and synthetic polymers, etc. In this context, the school must address the content of oxygenated organic functions, highlighting the different dimensions underlying the content, since the applications of organic chemistry, especially with regard to oxygenated functional groups, directly or indirectly influence life and life. social daily life that the student is inserted in. Thus, the study aimed to investigate the teaching-learning process of oxygenated organic functions from the perspective of Historical-Critical Pedagogy (PHC) in integrated high school chemistry at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas - IFAM, Campus Manaus-Center. The research used a qualitative approach and involved 25 students from the integrated chemistry class. Critical Historical Pedagogy (SAVIANI, 1986; GASPARIN, 2005) based the construction of a teaching proposal, using audiovisual media (animations) as instrumentation and teaching catharsis. Through the data obtained, it was found that the social, economic and cultural dimensions of the conceptual content of oxygenated organic functions were evidenced in the records written by the students. We found that teaching based on PHC effectively contributed to the teaching-learning process of chemistry as well as the construction and consolidation of an education focused on citizenship.
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem
Ensino de Química
Funções oxigenadas
Ensino Médio Integrado
Pedagogia histórico-crítica
Mídias audiovisuais
Mídias audiovisuais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Química
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Química
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Química
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
Citação: CUNHA, Jefferson da Silva. O ensino de funções orgânicas oxigenadas: uma abordagem na perspectiva da pedagogia histórico-crítica. 2021. 83 p. Monografia (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1532
Data do documento: 25-Fev-2021
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