Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1530
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O uso do jogo didático no ensino de química para alunos do ensino médio de uma escola pública: cartas da tabela periódica
Autor(es): Fonseca, Harley Pereira da
Primeiro Orientador: Mello, Maria Stela de Vasconcelos Nunes de
metadata.dc.contributor.referee1: Mello, Maria Stela de Vasconcelos Nunes de
metadata.dc.contributor.referee2: Herculano, Ricardo de Almeida
metadata.dc.contributor.referee3: Ferreira, Danielle Cristina Oliveira
Resumo: O grande desinteresse dos alunos no ensino de química especialmente pelo uso da tabela periódica está relacionado ao tradicionalismo das aulas expositivas, ministradas no cotidiano da sala de aula, tornando-as monótonas, tanto para os alunos quanto aos professores que ministram essas aulas. A partir dessa observação surgiu a necessidade de inovação nessas aulas, com o auxílio da ferramenta dos jogos didáticos, denominado do jogo de cartas da tabela periódica. Esse jogo tenta desenvolver uma melhor aprendizagem e facilitar o reconhecimento e identificação dos elementos químicos, junto com suas características físicas e químicas. Este trabalho tem como objetivo criar um jogo didático, para auxiliar os professores e alunos no ensino de química, facilitando a compreensão dos conteúdos abordados em sala de aula, mais especificamente elementos químicos da tabela periódica. O conteúdo foi abordado em uma escola da rede pública, com alunos do 1º ano do ensino médio EJA (Educação de Jovens e Adultos), localizada no bairro do Nova Cidade Manaus AM.,utilizando na coleta de dados um questionário diagnóstico antes da aplicação do jogo e um questionário avaliativo após a aplicação do jogo, para alunos e o professor, a fim de verificar quais contribuições esta ferramenta teria no processo ensino-aprendizagem desse conteúdo. Também foram utilizadas aulas teóricas, além de uma metodologia diferenciada com o uso dos jogos didáticos. Também foram realizadas pesquisas em sala de aula, buscando exemplos dos elementos químicos no dia a dia dos alunos, sempre adotando uma linguagem técnica e inovadora, com atividades e exercícios do livro didático. Os resultados obtidos foram muito satisfatórios, pois pode-se observar através dos gráficos realizados neste trabalho, a mudança de pensamento e conceito sobre a tabela periódica, com o uso de jogos didáticos no ensino de química. Conclui-se que a pesquisa, atingiu seus objetivos, contribuindo de maneira significativa para um melhor desempenho na identificação e memorização dos elementos químicos da tabela periódica, demonstrando que o uso dos jogos didáticos é mais uma ferramenta auxiliadora no ensino.
Abstract: The great lack of interest of students in teaching chemistry, especially with the use of the periodic table, is related to the traditionalism of expository classes, taught in the classroom, making them monotonous, both for the students and the teachers who teach these classes. From this observation, the need for innovation in these classes arose, with the aid of the didactic games tool, called the periodic table card game. This game tries to develop better learning and facilitate the recognition and identification of chemical elements, along with their physical and chemical characteristics. This work aims to create a didactic game, to assist teachers and students in teaching chemistry, facilitating the understanding of the contents covered in the classroom, more specifically chemical elements of the periodic table. The content was approached in a public school, with students from the 1st year of high school EJA (Youth and Adult Education), located in the neighborhood of Nova Cidade Manaus AM., Using a diagnostic questionnaire to collect data before applying the game and an evaluative questionnaire after the application of the game, for students and the teacher, in order to verify what contributions this tool would have in the teaching-learning process of this content. Theoretical classes were also used, in addition to a different methodology with the use of educational games. Classroom research was also carried out, looking for examples of the chemical elements in the students' daily lives, always adopting a technical and innovative language, with textbook activities and exercises. The results obtained were very satisfactory, as it is possible to observe through the graphs made in this work, the change of thought and concept about the periodic table, with the use of didactic games in the teaching of chemistry. It is concluded that the research, reached its objectives, contributing significantly to a better performance in the identification and memorization of the chemical elements of the periodic table, demonstrating that the use of didactic games is another auxiliary tool in teaching.
Palavras-chave: Aprendizagem
Química
Elementos
Jogos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Química
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Química
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Química
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
Citação: FONSECA, Harley Pereira da. O uso do jogo didático no ensino de química para alunos do ensino médio de uma escola pública: cartas da tabela periódica. 2021. 56 p. Monografia (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1530
Data do documento: 26-Fev-2021
Aparece nas coleções:Monografia_Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O uso do jogo didático no ensino de química para alunos do ensino médio de uma escola pública cartas da tabela_Harley Pereira da Fonseca_2021.pdfMonografia_Licenciatura em Química_IFAM Campus Manaus Centro1,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.