Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1530
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mello, Maria Stela de Vasconcelos Nunes de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2805649897134729pt_BR
dc.contributor.referee1Mello, Maria Stela de Vasconcelos Nunes de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2805649897134729pt_BR
dc.contributor.referee2Herculano, Ricardo de Almeida-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4506729004612039pt_BR
dc.contributor.referee3Ferreira, Danielle Cristina Oliveira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3971794341049346pt_BR
dc.creatorFonseca, Harley Pereira da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7388485508759812pt_BR
dc.date.accessioned2024-09-24T23:23:03Z-
dc.date.available2024-09-24-
dc.date.available2024-09-24T23:23:03Z-
dc.date.issued2021-02-26-
dc.identifier.citationFONSECA, Harley Pereira da. O uso do jogo didático no ensino de química para alunos do ensino médio de uma escola pública: cartas da tabela periódica. 2021. 56 p. Monografia (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1530-
dc.description.abstractThe great lack of interest of students in teaching chemistry, especially with the use of the periodic table, is related to the traditionalism of expository classes, taught in the classroom, making them monotonous, both for the students and the teachers who teach these classes. From this observation, the need for innovation in these classes arose, with the aid of the didactic games tool, called the periodic table card game. This game tries to develop better learning and facilitate the recognition and identification of chemical elements, along with their physical and chemical characteristics. This work aims to create a didactic game, to assist teachers and students in teaching chemistry, facilitating the understanding of the contents covered in the classroom, more specifically chemical elements of the periodic table. The content was approached in a public school, with students from the 1st year of high school EJA (Youth and Adult Education), located in the neighborhood of Nova Cidade Manaus AM., Using a diagnostic questionnaire to collect data before applying the game and an evaluative questionnaire after the application of the game, for students and the teacher, in order to verify what contributions this tool would have in the teaching-learning process of this content. Theoretical classes were also used, in addition to a different methodology with the use of educational games. Classroom research was also carried out, looking for examples of the chemical elements in the students' daily lives, always adopting a technical and innovative language, with textbook activities and exercises. The results obtained were very satisfactory, as it is possible to observe through the graphs made in this work, the change of thought and concept about the periodic table, with the use of didactic games in the teaching of chemistry. It is concluded that the research, reached its objectives, contributing significantly to a better performance in the identification and memorization of the chemical elements of the periodic table, demonstrating that the use of didactic games is another auxiliary tool in teaching.pt_BR
dc.description.resumoO grande desinteresse dos alunos no ensino de química especialmente pelo uso da tabela periódica está relacionado ao tradicionalismo das aulas expositivas, ministradas no cotidiano da sala de aula, tornando-as monótonas, tanto para os alunos quanto aos professores que ministram essas aulas. A partir dessa observação surgiu a necessidade de inovação nessas aulas, com o auxílio da ferramenta dos jogos didáticos, denominado do jogo de cartas da tabela periódica. Esse jogo tenta desenvolver uma melhor aprendizagem e facilitar o reconhecimento e identificação dos elementos químicos, junto com suas características físicas e químicas. Este trabalho tem como objetivo criar um jogo didático, para auxiliar os professores e alunos no ensino de química, facilitando a compreensão dos conteúdos abordados em sala de aula, mais especificamente elementos químicos da tabela periódica. O conteúdo foi abordado em uma escola da rede pública, com alunos do 1º ano do ensino médio EJA (Educação de Jovens e Adultos), localizada no bairro do Nova Cidade Manaus AM.,utilizando na coleta de dados um questionário diagnóstico antes da aplicação do jogo e um questionário avaliativo após a aplicação do jogo, para alunos e o professor, a fim de verificar quais contribuições esta ferramenta teria no processo ensino-aprendizagem desse conteúdo. Também foram utilizadas aulas teóricas, além de uma metodologia diferenciada com o uso dos jogos didáticos. Também foram realizadas pesquisas em sala de aula, buscando exemplos dos elementos químicos no dia a dia dos alunos, sempre adotando uma linguagem técnica e inovadora, com atividades e exercícios do livro didático. Os resultados obtidos foram muito satisfatórios, pois pode-se observar através dos gráficos realizados neste trabalho, a mudança de pensamento e conceito sobre a tabela periódica, com o uso de jogos didáticos no ensino de química. Conclui-se que a pesquisa, atingiu seus objetivos, contribuindo de maneira significativa para um melhor desempenho na identificação e memorização dos elementos químicos da tabela periódica, demonstrando que o uso dos jogos didáticos é mais uma ferramenta auxiliadora no ensino.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mirlândia Amazonas (mirlandia.amazonas@ifam.edu.br) on 2024-09-24T23:23:03Z No. of bitstreams: 1 O uso do jogo didático no ensino de química para alunos do ensino médio de uma escola pública cartas da tabela_Harley Pereira da Fonseca_2021.pdf: 1403953 bytes, checksum: 34829c96c24b2c8583a41d8ff4520713 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-24T23:23:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 O uso do jogo didático no ensino de química para alunos do ensino médio de uma escola pública cartas da tabela_Harley Pereira da Fonseca_2021.pdf: 1403953 bytes, checksum: 34829c96c24b2c8583a41d8ff4520713 (MD5) Previous issue date: 2021-02-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Manaus Centropt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsLicenciatura em Químicapt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsLicenciatura em Químicapt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsLicenciatura em Químicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectElementospt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleO uso do jogo didático no ensino de química para alunos do ensino médio de uma escola pública: cartas da tabela periódicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Monografia_Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O uso do jogo didático no ensino de química para alunos do ensino médio de uma escola pública cartas da tabela_Harley Pereira da Fonseca_2021.pdfMonografia_Licenciatura em Química_IFAM Campus Manaus Centro1,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.