Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1529
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O uso de textos padronizados e jogos lúdicos como recursos didáticos para auxiliar na aprendizagem de química e física
Autor(es): Almeida, Gabriela Oliveira de
Primeiro Orientador: Farias, Fabrício de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Farias, Fabrício de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Heliamara Paixão de
metadata.dc.contributor.referee3: Braga, José Francisco Aparecido
Resumo: O presente trabalho surgiu através de um Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e estágio supervisionado com objetivo de auxiliar tanto professores quantos aos alunos em relação às dificuldades encontradas em sala de aula durante o desenvolvimento do componente curricular Química e Física, ministrados no ensino médio. Por meio deste trabalho, pode-se observar a vasta dificuldade que se encontrava em sala de aula, no que diz respeito aos assuntos abordados, relação aluno-professor e os demais fatos ali encontrados. Sabemos que a química e a física até mesmo nos dias de hoje, ainda se encontra como uma barreira para os alunos que estão com o intuito de formação, uns se adequam, outros gostam e claro, também existem aqueles que não souberam lidar com este problema, então para que fosse fácil para todos, foi realizado trabalhos de fácil entendimento com o lúdico, ligando o dia-dia dos alunos com o ensino, fazendo com que os tornem críticos, participativos e que colaborem adiante para a ciência em suas formações. Através de diversas pesquisas bibliográficas, observou-se que o rol de materiais com natureza lúdica, são praticamente indisponíveis para o ensino de química e física. Pensando em mudar esse panorama, implementamos textos padronizados para fazer com que o aluno fique por dentro do assunto de maneira divertida, participativa e estude com mais prazer, isto é, pensando no aprender, pois o material apresenta uma estrutura textual resumida, porém é dinâmico e bem objetivo, além de oferecer figuras ilustrativas e linguagem de maneira que o leitor de qualquer idade possa entender. Além disso foram preparados os jogos para dar continuidade a exploração textual e consolidar a construção de conceitos. O trabalho foi aplicado no Instituto Federal do Amazonas – CMC para uma turma de curso técnico integrado do 2 o ano do ensino médio, com a orientação do professor Fabrício Farias que lecionava para essa turma o componente curricular Física. Na oportunidade realizamos a entrega dos textos através do professor para leitura em sala de aula, já os jogos, este foram disponibilizados e os alunos foram orientados a realizarem em suas casas e consequentemente enviaram os mesmos para correção e envio do feedback, algo necessário para a conclusão da pesquisa qualitativa.
Abstract: The present work arose through an Institutional Program of Scientific Initiation Scholarships and supervised internship with the objective of helping both teachers and students in relation to the difficulties encountered in the classroom during the development of the Chemistry and Physics curriculum component, taught in high school. Through this work, one can observe the vast difficulty that was found in the classroom, with regard to the topics covered, student-teacher relationship and other facts found there. We know that chemistry and physics, even today, is still a barrier for students who are aiming for training, some adapt, others like it and of course there are also those who did not know how to deal with this problem. So to make it easy for everyone, easy-to-understand work was carried out with playful activities, linking the students' daily life with teaching, making them critical, participatory and contributing to science in their training. Through several bibliographical researches, it was observed that the list of materials with a playful nature, are practically unavailable for the teaching of chemistry and physics. Thinking about changing this panorama, we implemented standardized texts to make the student stay up to date with the subject in a fun, participatory way and study with more pleasure, that is, thinking about learning, as the material has a summarized textual structure, but it is dynamic and objective, besides offering illustrative pictures and language in a way that the reader of any age can understand. In addition, games were prepared to continue textual exploration and consolidate the construction of concepts The work was applied at the Federal Institute of Amazonas - CMC to a group of integrated technical course in the 2nd year of high school, under the guidance of Professor Fabrício Farias, who taught the Physics curriculum component for this group. On the occasion, we delivered the texts through the teacher for reading in the classroom, the games were made available and the students were instructed to play at their homes and consequently sent them for correction and feedback, something necessary for the qualitative research conclusion.
Palavras-chave: Ensino de química e física
Lúdico
Textos padronizados
Jogo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Química
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Química
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Química
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
Citação: ALMEIDA, Gabriela Oliveira de. O uso de textos padronizados e jogos lúdicos como recursos didáticos para auxiliar na aprendizagem de química e física. 2021. 63 p. Monografia (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1529
Data do documento: 11-Ago-2021
Aparece nas coleções:Monografia_Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O uso de textos padronizados e jogos lúdicos como recursos didáticos para auxiliar na aprendizagem de química e_Gabriela Oliveira de Almeida_2021.pdfMonografia_Licenciatura em Química_IFAM Campus Manaus Centro2,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.