Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1529
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Farias, Fabrício de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6265424660011447pt_BR
dc.contributor.referee1Farias, Fabrício de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6265424660011447pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Heliamara Paixão de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0367991915005308pt_BR
dc.contributor.referee3Braga, José Francisco Aparecido-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8311026342420534pt_BR
dc.creatorAlmeida, Gabriela Oliveira de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5151942862876479pt_BR
dc.date.accessioned2024-09-24T22:59:15Z-
dc.date.available2024-09-24-
dc.date.available2024-09-24T22:59:15Z-
dc.date.issued2021-08-11-
dc.identifier.citationALMEIDA, Gabriela Oliveira de. O uso de textos padronizados e jogos lúdicos como recursos didáticos para auxiliar na aprendizagem de química e física. 2021. 63 p. Monografia (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1529-
dc.description.abstractThe present work arose through an Institutional Program of Scientific Initiation Scholarships and supervised internship with the objective of helping both teachers and students in relation to the difficulties encountered in the classroom during the development of the Chemistry and Physics curriculum component, taught in high school. Through this work, one can observe the vast difficulty that was found in the classroom, with regard to the topics covered, student-teacher relationship and other facts found there. We know that chemistry and physics, even today, is still a barrier for students who are aiming for training, some adapt, others like it and of course there are also those who did not know how to deal with this problem. So to make it easy for everyone, easy-to-understand work was carried out with playful activities, linking the students' daily life with teaching, making them critical, participatory and contributing to science in their training. Through several bibliographical researches, it was observed that the list of materials with a playful nature, are practically unavailable for the teaching of chemistry and physics. Thinking about changing this panorama, we implemented standardized texts to make the student stay up to date with the subject in a fun, participatory way and study with more pleasure, that is, thinking about learning, as the material has a summarized textual structure, but it is dynamic and objective, besides offering illustrative pictures and language in a way that the reader of any age can understand. In addition, games were prepared to continue textual exploration and consolidate the construction of concepts The work was applied at the Federal Institute of Amazonas - CMC to a group of integrated technical course in the 2nd year of high school, under the guidance of Professor Fabrício Farias, who taught the Physics curriculum component for this group. On the occasion, we delivered the texts through the teacher for reading in the classroom, the games were made available and the students were instructed to play at their homes and consequently sent them for correction and feedback, something necessary for the qualitative research conclusion.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho surgiu através de um Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e estágio supervisionado com objetivo de auxiliar tanto professores quantos aos alunos em relação às dificuldades encontradas em sala de aula durante o desenvolvimento do componente curricular Química e Física, ministrados no ensino médio. Por meio deste trabalho, pode-se observar a vasta dificuldade que se encontrava em sala de aula, no que diz respeito aos assuntos abordados, relação aluno-professor e os demais fatos ali encontrados. Sabemos que a química e a física até mesmo nos dias de hoje, ainda se encontra como uma barreira para os alunos que estão com o intuito de formação, uns se adequam, outros gostam e claro, também existem aqueles que não souberam lidar com este problema, então para que fosse fácil para todos, foi realizado trabalhos de fácil entendimento com o lúdico, ligando o dia-dia dos alunos com o ensino, fazendo com que os tornem críticos, participativos e que colaborem adiante para a ciência em suas formações. Através de diversas pesquisas bibliográficas, observou-se que o rol de materiais com natureza lúdica, são praticamente indisponíveis para o ensino de química e física. Pensando em mudar esse panorama, implementamos textos padronizados para fazer com que o aluno fique por dentro do assunto de maneira divertida, participativa e estude com mais prazer, isto é, pensando no aprender, pois o material apresenta uma estrutura textual resumida, porém é dinâmico e bem objetivo, além de oferecer figuras ilustrativas e linguagem de maneira que o leitor de qualquer idade possa entender. Além disso foram preparados os jogos para dar continuidade a exploração textual e consolidar a construção de conceitos. O trabalho foi aplicado no Instituto Federal do Amazonas – CMC para uma turma de curso técnico integrado do 2 o ano do ensino médio, com a orientação do professor Fabrício Farias que lecionava para essa turma o componente curricular Física. Na oportunidade realizamos a entrega dos textos através do professor para leitura em sala de aula, já os jogos, este foram disponibilizados e os alunos foram orientados a realizarem em suas casas e consequentemente enviaram os mesmos para correção e envio do feedback, algo necessário para a conclusão da pesquisa qualitativa.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mirlândia Amazonas (mirlandia.amazonas@ifam.edu.br) on 2024-09-24T22:59:15Z No. of bitstreams: 1 O uso de textos padronizados e jogos lúdicos como recursos didáticos para auxiliar na aprendizagem de química e_Gabriela Oliveira de Almeida_2021.pdf: 2762540 bytes, checksum: c111f4919dd627527231320e4254c802 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-24T22:59:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 O uso de textos padronizados e jogos lúdicos como recursos didáticos para auxiliar na aprendizagem de química e_Gabriela Oliveira de Almeida_2021.pdf: 2762540 bytes, checksum: c111f4919dd627527231320e4254c802 (MD5) Previous issue date: 2021-08-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Manaus Centropt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsLicenciatura em Químicapt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsLicenciatura em Químicapt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsLicenciatura em Químicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de química e físicapt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectTextos padronizadospt_BR
dc.subjectJogopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleO uso de textos padronizados e jogos lúdicos como recursos didáticos para auxiliar na aprendizagem de química e físicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Monografia_Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O uso de textos padronizados e jogos lúdicos como recursos didáticos para auxiliar na aprendizagem de química e_Gabriela Oliveira de Almeida_2021.pdfMonografia_Licenciatura em Química_IFAM Campus Manaus Centro2,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.