Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1528
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Jogo da memória como ferramenta para o ensino de funções orgânicas oxigenadas e nitrogenadas
Autor(es): Bentes, Gabriel da Silva
Primeiro Orientador: Salazar, Deuzilene Marques
metadata.dc.contributor.referee1: Salazar, Deuzilene Marques
metadata.dc.contributor.referee2: Villani, Fernanda Tunes
metadata.dc.contributor.referee3: Freitas, Cristiane Rodrigues de
Resumo: O ensino de química orgânica no ensino médio exige estratégias de ensinagem (ANASTASIOU, 2015) que possibilitem a apropriação do conhecimento bem como o desenvolvimento humano. Esta monografia tem como objetivo investigar as operações de pensamento desenvolvidas por meio do jogo da memória no ensino de funções orgânicas oxigenadas e nitrogenadas no ensino médio de uma Escola Estadual da cidade de Manaus-AM. O estudo se caracteriza através das abordagens qualitativa e descritiva, utilizando o diário de observação construído em um projeto de intervenção pedagógica através da vivência como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Para a consecução do objetivo geral, fez-se a discussão do jogo didático no processo de ensino da Química e a identificação das operações de pensamento desenvolvidas no jogo da memória das funções orgânicas oxigenadas e nitrogenadas. Os fundamentos da estratégia de ensinagem (ANASTASIOU, 2015) permitiu a identificação das operações de pensamento desenvolvidas no jogo da memória sendo elas: comparação, resumo, observação, classificação, planejamento de projeto e pesquisa. A construção do jogo, a elaboração das regras e a participação no jogo permitiu aos discentes a verificação do jogo da memória construído pelo professor-aluno que este evita o caminho do “jogo pelo jogo” e concentra-se na efetividade do apreender quando se considera o grupo, as etapas, os pensamentos encadeados e principalmente o retorno em falas do aluno que demonstra a efetividade do jogo.
Abstract: Teaching organic chemistry in high school requires teaching strategies (ANASTASIOU, 2015) that enable the appropriation of knowledge as well as human development. This monograph aims to investigate the thought operations developed through the memory game in the teaching of oxygenated and nitrogenous organic functions in high school at a State School in the city of Manaus-AM. The study is characterized through qualitative and descriptive approaches, using an observation diary carried out in a pedagogical intervention project as a scholarship holder in the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID). To achieve the general objective, the didactic game in the teaching process of Chemistry and the identification of the thought operations developed in the memory game of oxygenated and nitrogenous organic functions were discussed. The fundamentals of the teaching strategy (ANASTASIOU, 2015) allowed the identification of thought operations developed in the memory game. The construction of the game, the elaboration of the rules and the participation in the game allowed the students to verify the following thought operations: comparison, summary, observation, classification, project planning and research. the memory game built by the teacher-student avoids the "game for the game" and focuses on the effectiveness of learning when considering the group, the steps, the linked thoughts and especially the feedback in the student's speech that demonstrates the effectiveness of the game.
Palavras-chave: Jogo didático
Ensino médio
Ensino de Química
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
Funções orgânicas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA ORGANICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Química
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Química
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Química
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
Citação: BENTES, Gabriel da Silva. Jogo da memória como ferramenta para o ensino de funções orgânicas oxigenadas e nitrogenadas. 2021. 37 p. Monografia (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1528
Data do documento: 9-Ago-2021
Aparece nas coleções:Monografia_Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jogo da memória como ferramenta para o ensino de funções orgânicas oxigenadas e nitrogenadas_Gabriel da Silva Bentes_2021.pdfMonografia_Licenciatura em Química_IFAM Campus Manaus Centro965,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.