Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1528
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Salazar, Deuzilene Marques | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4519799169077909 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Salazar, Deuzilene Marques | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4519799169077909 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Villani, Fernanda Tunes | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7767105531688783 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Freitas, Cristiane Rodrigues de | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5009896185255191 | pt_BR |
dc.creator | Bentes, Gabriel da Silva | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4128748231668837 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-09-24T22:41:52Z | - |
dc.date.available | 2024-09-24 | - |
dc.date.available | 2024-09-24T22:41:52Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-09 | - |
dc.identifier.citation | BENTES, Gabriel da Silva. Jogo da memória como ferramenta para o ensino de funções orgânicas oxigenadas e nitrogenadas. 2021. 37 p. Monografia (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1528 | - |
dc.description.abstract | Teaching organic chemistry in high school requires teaching strategies (ANASTASIOU, 2015) that enable the appropriation of knowledge as well as human development. This monograph aims to investigate the thought operations developed through the memory game in the teaching of oxygenated and nitrogenous organic functions in high school at a State School in the city of Manaus-AM. The study is characterized through qualitative and descriptive approaches, using an observation diary carried out in a pedagogical intervention project as a scholarship holder in the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID). To achieve the general objective, the didactic game in the teaching process of Chemistry and the identification of the thought operations developed in the memory game of oxygenated and nitrogenous organic functions were discussed. The fundamentals of the teaching strategy (ANASTASIOU, 2015) allowed the identification of thought operations developed in the memory game. The construction of the game, the elaboration of the rules and the participation in the game allowed the students to verify the following thought operations: comparison, summary, observation, classification, project planning and research. the memory game built by the teacher-student avoids the "game for the game" and focuses on the effectiveness of learning when considering the group, the steps, the linked thoughts and especially the feedback in the student's speech that demonstrates the effectiveness of the game. | pt_BR |
dc.description.resumo | O ensino de química orgânica no ensino médio exige estratégias de ensinagem (ANASTASIOU, 2015) que possibilitem a apropriação do conhecimento bem como o desenvolvimento humano. Esta monografia tem como objetivo investigar as operações de pensamento desenvolvidas por meio do jogo da memória no ensino de funções orgânicas oxigenadas e nitrogenadas no ensino médio de uma Escola Estadual da cidade de Manaus-AM. O estudo se caracteriza através das abordagens qualitativa e descritiva, utilizando o diário de observação construído em um projeto de intervenção pedagógica através da vivência como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Para a consecução do objetivo geral, fez-se a discussão do jogo didático no processo de ensino da Química e a identificação das operações de pensamento desenvolvidas no jogo da memória das funções orgânicas oxigenadas e nitrogenadas. Os fundamentos da estratégia de ensinagem (ANASTASIOU, 2015) permitiu a identificação das operações de pensamento desenvolvidas no jogo da memória sendo elas: comparação, resumo, observação, classificação, planejamento de projeto e pesquisa. A construção do jogo, a elaboração das regras e a participação no jogo permitiu aos discentes a verificação do jogo da memória construído pelo professor-aluno que este evita o caminho do “jogo pelo jogo” e concentra-se na efetividade do apreender quando se considera o grupo, as etapas, os pensamentos encadeados e principalmente o retorno em falas do aluno que demonstra a efetividade do jogo. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Mirlândia Amazonas (mirlandia.amazonas@ifam.edu.br) on 2024-09-24T22:41:52Z No. of bitstreams: 1 Jogo da memória como ferramenta para o ensino de funções orgânicas oxigenadas e nitrogenadas_Gabriel da Silva Bentes_2021.pdf: 988977 bytes, checksum: 2af30abb3f58f156179e8a24791c4f9d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-09-24T22:41:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Jogo da memória como ferramenta para o ensino de funções orgânicas oxigenadas e nitrogenadas_Gabriel da Silva Bentes_2021.pdf: 988977 bytes, checksum: 2af30abb3f58f156179e8a24791c4f9d (MD5) Previous issue date: 2021-08-09 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Manaus Centro | pt_BR |
dc.publisher.initials | Instituto Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAM | pt_BR |
dc.publisher.initials | Licenciatura em Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | Instituto Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAM | pt_BR |
dc.publisher.initials | Licenciatura em Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | Instituto Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAM | pt_BR |
dc.publisher.initials | Licenciatura em Química | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Jogo didático | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência | pt_BR |
dc.subject | Funções orgânicas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA ORGANICA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.title | Jogo da memória como ferramenta para o ensino de funções orgânicas oxigenadas e nitrogenadas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia_Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Jogo da memória como ferramenta para o ensino de funções orgânicas oxigenadas e nitrogenadas_Gabriel da Silva Bentes_2021.pdf | Monografia_Licenciatura em Química_IFAM Campus Manaus Centro | 965,8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.