Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1496
Tipo: Dissertação
Título: O pensamento matemático no ensino médio integrado: uma iniciativa educativa para a formação politécnica
Autor(es): Pessoa, Ângela Paula da Silva
Primeiro Orientador: Silva, Cirlande Cabral da
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Cirlande Cabral da
metadata.dc.contributor.referee2: Sousa, Jeanne Moreira de
metadata.dc.contributor.referee3: Rodrigues, Jorge de Menezes
Resumo: Este estudo teve como objetivo principal, buscar compreender como os professores de matemática do Ensino Médio Integrado (EMI) no Instituto Federal do Amazonas (IFAM), conseguem integrar o ensino da matemática com as disciplinas técnicas de forma interdisciplinar, de modo que possa fomentar o despertar do pensamento matemático contribuindo para a formação politécnica dos estudantes no Instituto Federal do Amazonas (IFAM). Este estudo, de natureza qualitativa, utilizou a Análise Textual Discursiva (ATD) para analisar as experiências e percepções de alunos e professores envolvidos no EMI, com foco nas dinâmicas de ensino e aprendizagem da Matemática. Instrumentos como entrevistas e diários de bordo permitiram um mergulho profundo nas práticas pedagógicas e nas vivências educacionais. Os resultados revelaram que a integração efetiva da Matemática no EMI requer não apenas métodos inovadores e interdisciplinares de ensino, mas também um forte apoio institucional. Foram identificadas estratégias motivacionais, a importância da resiliência estudantil, a aplicabilidade da lógica matemática e a necessidade de um currículo reforçado para promover avanços contínuos na aprendizagem matemática. A pesquisa apontou para a implementação de metodologias ativas, uso de tecnologias educacionais e a realização de projetos interdisciplinares como meios de despertar o interesse dos estudantes pela Matemática e elevar o desempenho acadêmico. Além disso, a análise destacou a necessidade de superação de barreiras relacionadas à integração curricular e à colaboração entre disciplinas técnicas e matemáticas para consolidar a interdisciplinaridade. A dissertação também ressalta a relevância de desenvolver competências docentes voltadas à inovação pedagógica e interdisciplinaridade, sugerindo formação continuada aos professores para enfrentarem os desafios do ensino integrado. A resistência de alguns educadores às abordagens interdisciplinares e a escassez de tempo destinado a projetos colaborativos foram identificados como obstáculos que necessitam ser superados. Este trabalho contribui para o campo educacional, fornecendo percepções práticas e teóricas que podem auxiliar na melhoria do ensino de Matemática no contexto do EMI. Propõe-se uma reflexão crítica sobre as práticas pedagógicas atuais e sugere direções para futuras intervenções educacionais, com o objetivo de enriquecer a experiência de ensino e aprendizagem de Matemática no IFAM, alinhando-se às demandas contemporâneas de formação técnica e acadêmica.
Abstract: This study aimed primarily to understand how mathematics teachers in the Integrated High School (EMI) at the Federal Institute of Amazonas (IFAM) manage to integrate the teaching of mathematics with technical subjects in an interdisciplinary way, in order to foster the awakening of mathematical thinking contributing to the polytechnic formation of students at the Federal Institute of Amazonas (IFAM). This qualitative study used Textual Discursive Analysis (TDA) to analyze the experiences and perceptions of students and teachers involved in EMI, focusing on the dynamics of teaching and learning Mathematics. Tools such as interviews and diaries allowed for a deep dive into pedagogical practices and educational experiences. The results revealed that effective integration of Mathematics in EMI requires not only innovative and interdisciplinary teaching methods but also strong institutional support. Motivational strategies were identified, along with the importance of student resilience, the applicability of mathematical logic, and the need for a strengthened curriculum to promote continuous advances in mathematical learning. The research pointed to the implementation of active methodologies, the use of educational technologies, and the execution of interdisciplinary projects as means to arouse students' interest in Mathematics and improve academic performance. Furthermore, the analysis highlighted the need to overcome barriers related to curricular integration and collaboration between technical subjects and mathematics to solidify interdisciplinarity. The dissertation also emphasizes the relevance of developing teaching competencies aimed at pedagogical innovation and interdisciplinarity, suggesting continuous training for teachers to face the challenges of integrated teaching. The resistance of some educators to interdisciplinary approaches and the lack of time allocated to collaborative projects were identified as obstacles that need to be overcome. This work contributes to the educational field by providing practical and theoretical insights that can assist in improving the teaching of Mathematics in the context of EMI. It proposes a critical reflection on current pedagogical practices and suggests directions for future educational interventions, with the goal of enriching the teaching and learning experience of Mathematics at IFAM, aligning with contemporary demands for technical and academic training.
Palavras-chave: Matemática
Metodologias ativas
Educação Profissional Técnica de Nível Médio
Ensino
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)
Citação: PESSOA, Ângela Paula da Silva. O pensamento matemático no ensino médio integrado: uma iniciativa educativa para a formação politécnica. 2024. 180 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1496
Data do documento: 24-Abr-2024
Aparece nas coleções:PROFEPT - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O pensamento matemático no ensino médio integrado-uma iniciativa educativa para a formação politécnica_Ângela Paula da Silva Pessoa_2024.pdfDissertação_ProfEPT_IFAM Campus Manaus Centro6,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.