Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1476
Tipo: | Outro |
Título: | Integração do BIM com a realidade virtual no ensino de projetos arquitetônicos do curso de engenharia civil: sequência didática para alunos da disciplina arquitetura e urbanismo com mediação dos professores do curso de graduação de engenharia civil |
Autor(es): | Aguiar, Cristiane Pereira de Anglada-Rivera, José |
Resumo: | Este guia é uma proposta com finalidade de contribuir nas atividades de ensino dos professores e favorecer a aprendizagem dos alunos da disciplina de arquitetura e urbanismo na abordagem do conteúdo elaboração de projetos arquitetônicos desenvolvidos no curso de graduação em engenharia civil, considerando a dificuldade de percepção do projeto tridimensional pouco abordada no curso de engenharia civil. Esta Sequência didática propõe aplicar de forma dinâmica e envolvente um dos conteúdos importantes para o desenvolvimento e compreensão do projeto arquitetônico para os alunos do curso de engenharia civil. Acredita-se que essa proposta possa ser utilizada por docentes e discentes, pois sugere que as práticas pedagógicas podem melhorar a compreensão dos projetos tridimensionais e promover percepções de erros construtivos de forma virtual, ou seja, antes de uma obra ser construída. O presente produto visa promover aos estudantes mudanças procedimentais e atitudinais, uma vez que capacitam os alunos a aplicar seus conhecimentos em situações práticas, desenvolvem suas habilidades e competências ao longo do tempo e a realizar tarefas relevantes em suas vidas acadêmicas refletindo em seu futuro profissional. A implementação da Sequência didática foi planejada e detalhada em três fases com carga horária de 20 horas, divididas em: 12 horas em sala de aula com aulas expositivas e dialogadas, 4 horas no laboratório de informática com desenvolvimento de uma oficina destinada ao aluno conhecer e desenvolver uma planta utilizando o programa Revit/BIM e 4 horas no laboratório de informática com uma oficina destinada a visualização do projeto tridimensional com uso dos óculos de Realidade Virtual |
Abstract: | This guide is a proposal with the purpose of contributing to the teaching activities of teachers and favoring the learning of students in the discipline of architecture and urbanism in approaching the content elaboration of architectural projects developed in the undergraduate course in civil engineering, considering the difficulty of perceiving the three-dimensional design rarely covered in civil engineering courses.This didactic sequence proposes to apply in a dynamic and engaging way one of the important contents for the development and understanding of architectural design for civil engineering students.It is believed that this proposal can be used by teachers and students, as it suggests that pedagogical practices can improve the understanding of three-dimensional projects and promote perceptions of construction errors virtually, that is, before a work is built. This product aims to promote procedural and attitudinal changes to students, as they enable students to apply their knowledge in practical situations, develop their skills and competencies over time and carry out relevant tasks in their academic lives, reflecting on their professional future. The implementation of the Didactic Sequence was planned and detailed in three phases with a workload of 20 hours, divided into: 12 hours in the classroom with expository and dialogue classes, 4 hours in the computer laboratory with the development of a workshop designed for the student to learn about and develop a plant using the Revit/BIM program and 4 hours in the computer laboratory with a workshop designed to visualize the three-dimensional project using Virtual Reality glasses. |
Palavras-chave: | Sequência didática Metodologias ativas Realidade virtual Projetos arquitetônicos |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM |
Citação: | AGUIAR, Cristiane Pereira de ; ANGLADA-RIVERA, José. Integração do BIM com a realidade virtual no ensino de projetos arquitetônicos do curso de engenharia civil: sequência didática para alunos da disciplina arquitetura e urbanismo com mediação dos professores do curso de graduação de engenharia civil. 2024. 46 p. Produto educacional (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1476 |
Data do documento: | 27-Mar-2024 |
Aparece nas coleções: | MPET - Produto educacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Integração do BIM com a realidade virtual no ensino de projetos arquitetônicos_Cristiane Pereira de Aguiar_2024.pdf | Produto educacional_IFAM_Campus Manaus Centro | 2,8 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.