Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1457
Tipo: Dissertação
Título: Robot solution: um kit para o estímulo de competências do pensamento computacional
Autor(es): Marinho, Deyse dos Santos
Primeiro Orientador: Frota, Vítor Bremgartner da
metadata.dc.contributor.referee1: Frota, Vítor Bremgartner da
metadata.dc.contributor.referee2: Pacheco, Maria Lúcia Tinoco
metadata.dc.contributor.referee3: Magalhães Netto, José Francisco de
Resumo: As transformações que afetam o homem ao longo de sua história mostram seu desenvolvimento cognitivo através da construção de artefatos. Perceber o domínio do homem sobre os elementos da natureza e o gradativo melhoramento destes processos mostra o quanto as técnicas de construção impactam nas tecnologias e, consequentemente, modificam o homem. Nesta relação intrínseca entre homem e natureza, é percebido seu desenvolvimento pessoal e social. Contudo, esse desenvolvimento não ocorre de forma homogênea e gera sociedades plurais e com discrepâncias de saberes tecnológicos. Este cenário, definido pelo progresso tecnológico irregular, pede por soluções urgentes com base nos processos educacionais, a fim de proporcionar o desenvolvimento cognitivo e social obedecendo à dinamicidade dos aspectos tecnológicos. Harari (2018) aponta que “o homem não entende as tecnologias digitais em sua totalidade”, daí surge, o questionamento: Como se apropriar destes recursos tecnológicos? Para solucionar essa questão, pautamo-nos na mentalidade maker de Seymour Papert e Dale Dougherty, na qual busca-se ativar os instintos primitivos direcionados pela curiosidade e criatividade. Como recurso didático, é utilizada a Robótica Educacional, que oferece atividades criativas e diferenciadas, incentivando a inovação. A construção de projetos robóticos é uma estratégia que permite incluir a Linguagem de Programação e os pilares do Pensamento Computacional, sob a perspectiva de Jeannette Wing e Christian Brackmann. Dessa forma, são desenvolvidos paralelamente diferentes aspectos nos campos cognitivos, sociais, psicomotores e, principalmente, o desenvolvimento de habilidades e competências próprias do Pensamento Computacional. como prevê a BNCC e os PCNs para o Ensino Médio. Como produto resultante desta prática, foi desenvolvido um kit robótico, que apresenta a elaboração de suas peças adaptáveis a diferentes materiais e busca alcançar um público diversificado. O guia didático foi elaborado a partir do pensamento de Zabala (2014), que auxilia na aprendizagem a partir da reformulação de seus conteúdos – Conceituais, Procedimentais e Atitudinais — que vão ao encontro do proposto pelas abordagens Robótica Educacional e da Cultura Maker.
Abstract: The transformations that affect man throughout his history show his cognitive development through the construction of artifacts. Realizing man's dominance over the elements of nature and the gradual improvement of these processes, shows how much construction techniques impact technologies, and consequently, affect man. In this intrinsic relationship between man and nature, personal and social development can be seen. However, this development does not occur homogeneously and generates plural societies with discrepancies in technological knowledge. This scenario, defined by irregular technological progress, commands for urgent solutions based on educational processes, in order to propose cognitive and social development obeying the dynamism of technological aspects. Harari (2018) said that man does not understand digital technologies in their entirety, hence the question: How to appropriate these technological resources? Based on the maker mentality, in the vision of Seymour Papert and Dale Dougherty, seeks to rescue the builder man, and thus, activate primitive instincts driven by curiosity and creativity. Maker Culture promotes teaching in a fun, challenging and enjoyable way. As a teaching resource, Educational Robotics is used, which offers creative and differentiated activities encouraging innovation. The construction of robotic projects is a strategy that allows the inclusion of the Programming Language and the pillars of Computational Thinking, from the perspective of Jeannette Wing and Christian Brackmann. In this way, different aspects are developed in parallel in the cognitive, social, psychomotor, affective fields and, mainly, the development of skills and competencies specific to Computational Thinking. Therefore, this research follows the guidelines provided by the BNCC and the PCN for High School, the target audience to be reached, with a view to achieving an emancipatory and necessary education in the current technological society. As a product resulting from this practice, a robotic kit was developed, which presents the creation of its parts adaptable to different materials and seeks to reach a diverse audience. The teaching guide was created based on the thoughts of Zabala (2014), which helps learning by reformulating its contents – Conceptual, Procedural and Attitudinal – which are in line with what is proposed by the Educational Robotics and Maker Culture approaches.
Palavras-chave: Cultura maker
Robótica
Pensamento computacional
Habilidades e competências
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET)
Citação: MARINHO, Deyse dos Santos. Robot solution: um kit para o estímulo de competências do pensamento computacional. 2023. 104 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1457
Data do documento: 19-Dez-2023
Aparece nas coleções:MPET-Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Robot solution-um kit para o estímulo de competências do pensamento computacional_Deyse dos Santos Marinho_2023.pdfDissertação_PPGET_IFAM Campus Manaus Centro2,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.