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Tipo: Dissertação
Título: Plantas medicinais: uma proposta para o ensino de química e biologia
Autor(es): Maciel, Saaria Lad Lourenço
Primeiro Orientador: Paes, Lucilene da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Paes, Lucilene da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Chaves, Edson Valente
metadata.dc.contributor.referee3: Lages, Anderson da Silva
Resumo: O presente trabalho estuda as práticas de ensino abordando a temática de plantas medicinais, com o intuito de elaborar, implementar e analisar uma proposta de sequência didática envolvendo essas espécies, visando um ensino contextualizado das disciplinas de química e biologia. Os participantes do projeto foram os discentes de duas turmas do 2° ano do Ensino Médio Técnico do Instituto Federal do Amazonas, campus Manaus centro. A metodologia utilizada é a pesquisa-ação, pautada em uma abordagem qualitativa. Para a intervenção, relacionamos a temática de plantas medicinais à construção de uma Sequência Didática, com base nas teorias de Zabala (1998). Averiguamos o currículo escolar dos alunos por meio do acesso ao Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e aos Livros didáticos das disciplinas de química e biologia, visando obter mais informações para a construção da sequência e analisar como a temática está sendo abordada. Durante a sequência, os discentes puderam ter contato com as diversas formas de práticas que contribuem no estudo das espécies medicinais e a importância delas para o cotidiano, tais como a produção de fármacos e a fitoterapia. Os resultados encontrados, por meio da análise dos dados coletados, mostram que a utilização da sequência didática associada ao tema plantas medicinais, assunto esse tão regional, porém na maioria das vezes negligenciado pelos alunos,despertou o interesse dos discentes pela pesquisa. Além disso, houve a contextualização dos conteúdos de forma teórica e prática, valorizando os conhecimentos prévios. Desse modo, o objetivo principal o objetivo principal de implementar uma sequência didática a fim de promover o processo de ensino/aprendizagem com conteúdos de química e biologia utilizando plantas medicinais amazônicas, usadas no período da COVID-19, por uma abordagem teórico/prática, foi alcançado. Ao final, a Sequência Didática, o produto didático desta pesquisa, foi materializada em um site, para proporcionar um acesso amplo do conteúdo e favorecendo assim, que outros profissionais possam reproduzir as metodologias aplicadas, contribuindo assim para o processo de ensino/aprendizagem.
Abstract: The present work proposes a study on teaching practices addressing the theme of medicinal plants with the aim of developing, implementing and analyzing a proposal for a didactic sequence involving these species, aiming at a contextualized teaching of the disciplines of chemistry and biology. The participants in the project were the students of two classes of the 2nd year of the Technical Secondary School of the Federal Institute of Amazonas. The methodology used is research-action, guided in a qualitative approach. For the intervention, we related the theme of medicinal plants to the construction of a Didactic Sequence, based on the theories of Zabala (1998). We find out the school curriculum of the students through access to the Pedagogical Project of the Course (PPC) and to the textbooks of the disciplines of chemistry and biology, in order to obtain more information for the construction of the sequence and to analyse how the topic is being approached. During the sequence, the students were able to get in touch with the various forms of practices that contribute to the study of medicinal species and their importance for everyday life, such as the production of drugs and herbal therapy. The results found, by means of the analysis of the data collected, show that the use of the didactic sequence associated with the topic of medicinal plants, being this a subject so regional and often forgotten by the students, aroused in them the interest for research, in addition to contextualizing the contents in a theoretical and practical way, valuing the prior knowledge that they possess, showing thus that the main objective was achieved, evidencing the teaching sequence as a resource of great relevance for the instruction of contents of the disciplines of chemistry and biology. In the end, the Didactic Sequence, a didactic product of this research, was materialized in a website, to provide a broader access to the content and thus favouring other professionals to reproduce the applied methodologies and thereby contribute to the teaching/learning process.
Palavras-chave: Covid 19
Plantas Medicinais
Pesquisa-ação
Sequência didática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)
Citação: MACIEL, Saaria Lad Lourenço. Plantas medicinais: uma proposta para o ensino de química e biologia. 2023. 98 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1442
Data do documento: 20-Dez-2023
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