Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1427
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Aride, Paulo Henrique Rocha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9087696929404160pt_BR
dc.contributor.referee1Aride, Paulo Henrique Rocha-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9087696929404160pt_BR
dc.contributor.referee2Brancher, Vantoir Roberto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3260077562370842pt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira, Alzira Miranda de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0893076952862401pt_BR
dc.creatorSilva, Joelma Paz da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6824090722987097pt_BR
dc.date.accessioned2024-03-04T20:52:34Z-
dc.date.available2024-03-04-
dc.date.available2024-03-04T20:52:34Z-
dc.date.issued2023-10-25-
dc.identifier.citationSILVA, Joelma Paz da. O protagonismo feminino no Campus Manaus Centro: a inclusão de alunas no contexto do estágio profissional. 2023. 175 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1427-
dc.description.abstractThe research addresses the difficulties of inclusion in the world of work within the scope of professional training, highlighting the relevance of internships. The internship often represents the first contact with professional experience, introducing challenges when entering technical areas. The research aims to deconstruct gender inequalities, especially in the area of Mechanics, where students face obstacles, despite the legislation that supports the internship as an educational principle. The study falls within the line of Organization and Memories of Pedagogical Spaces in Professional and Technological Education, within the macro project on formal and non-formal spaces in the world of work and social movements. The conceptual basis of Professional and Technological Education (EPT) guides the research, which seeks to integrate technical training, gender, internship and the world of work as a historical construction over time. The central scientific problem is to investigate the influence of gender on inclusion for the curricular internship in the Mechanics of Technical Professional Education course at the secondary level in the subsequent CMC modality. The objectives include understanding the processes of inclusion and participation of students, analyzing gender relations in the internship, identifying the difficulties faced by students when entering the world of work, describing social barriers and developing an educational product linked to the research results. The method used was a single case study, a qualitative approach involving students, graduates, teachers, administrative technicians and internship integration agents. Data collection was carried out through prolonged interviews, conversation circles, participant observation and field diaries. The analysis of the results was conducted through Content Analysis, culminating in the creation of an educational booklet. This booklet aims to promote debates about female participation in the world of work, highlighting advances and challenges, providing guidance for professional internship students at the Manaus Centro Campus.pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa aborda as dificuldades de inclusão no mundo do trabalho no âmbito da formação profissional, destacando a relevância do estágio. O estágio, muitas vezes, representa o primeiro contato com a experiência profissional, introduzindo desafios ao ingressar em áreas técnicas. A pesquisa visa desconstruir as desigualdades de gênero, especialmente na área de Mecânica, onde as alunas enfrentam obstáculos, apesar da legislação que respalda o estágio como princípio educativo. O estudo se enquadra na linha de Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica, dentro do macroprojeto sobre espaços formais e não formais no mundo do trabalho e movimentos sociais. A base conceitual da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) orienta a pesquisa, que busca integrar formação técnica, gênero, estágio e mundo do trabalho como construção histórica ao longo do tempo. O problema científico central é investigar a influência do gênero na inclusão para o estágio curricular no curso de Mecânica da Educação Profissional Técnica de Nível Médio na modalidade subsequente do CMC. Os objetivos incluem compreender os processos de inclusão e participação das alunas, analisar as relações de gênero no estágio, identificar as dificuldades enfrentadas pelas estudantes no ingresso ao mundo do trabalho, descrever as barreiras sociais e desenvolver um produto educacional vinculado aos resultados da pesquisa. O método utilizado foi o estudo de caso único, uma abordagem qualitativa envolvendo alunas, alunos, egressos, professores, técnicos administrativos e agentes de integração de estágios. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas prolongadas, rodas de conversa, observação participante e diários de campo. A análise dos resultados foi conduzida por meio da Análise de Conteúdo, culminando na criação de uma cartilha educacional. Esta cartilha tem como objetivo promover debates sobre a participação feminina no mundo do trabalho, destacando avanços e desafios, fornecendo orientações para as alunas do estágio profissional no Campus Manaus Centro.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mirlândia Amazonas (mirlandia.amazonas@ifam.edu.br) on 2024-03-04T20:52:34Z No. of bitstreams: 1 O protagonismo feminino no Campus Manaus Centro-a inclusão de alunas no contexto do estágio profissional_Joelma Paz da Silva_2023.pdf: 16671316 bytes, checksum: 382af6a8e2754572ab549897c8359696 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-03-04T20:52:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 O protagonismo feminino no Campus Manaus Centro-a inclusão de alunas no contexto do estágio profissional_Joelma Paz da Silva_2023.pdf: 16671316 bytes, checksum: 382af6a8e2754572ab549897c8359696 (MD5) Previous issue date: 2023-10-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Manaus Centropt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)pt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstágio profissionalpt_BR
dc.subjectTrabalho como princípio educativopt_BR
dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectMundo do trabalhopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleO protagonismo feminino no Campus Manaus Centro: a inclusão de alunas no contexto do estágio profissionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:PROFEPT - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O protagonismo feminino no Campus Manaus Centro-a inclusão de alunas no contexto do estágio profissional_Joelma Paz da Silva_2023.pdfDissertação_ProfEPT_IFAM Campus Manaus Centro16,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.