Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1410
Tipo: | Outro |
Título: | Luz, câmera e inclusão: guia didático para professor |
Título(s) alternativo(s): | Light, camera and inclusion: teacher's instructional guide |
Autor(es): | Moraes, Isabele Fernanda Silva de Chaves, Edson Valente |
Resumo: | Para auxiliar os professores de Química a atenderem alunos com surdos, foi desenvolvido este guia didático que visa explanar sobre os conteúdos da disciplina de Química, considerados mais abstratos e de difícil compreensão para os alunos, pois existem bastante trabalhados relacionados a essa disciplina e poucos correlacionando a Química e a inclusão de alunos com surdez. Dessa forma, o guia engloba, no âmbito da educação inclusiva, a utilização da tecnologia assistiva por meio de videoaula produzidas com tradução em libras. Os assuntos a serem abordados e que serão o foco da aprendizagem serão Modelo Atômico, Mudança de Estado Físico da Matéria e Ligação Química. |
Abstract: | In order to assist Chemistry teachers in serving deaf students, this instructional guide has been developed with the aim of explaining the more abstract and challenging aspects of the Chemistry curriculum. This is because there is a significant amount of work related to this discipline, yet few resources focus on the intersection of Chemistry and the inclusion of deaf students. Thus, the guide encompasses the field of inclusive education by utilizing assistive technology through video lessons produced with sign language translation. The topics to be covered, and the focus of the learning, will be Atomic Model, Changes in the Physical State of Matter, and Chemical Bonding. |
Palavras-chave: | Educação do aluno surdo Ensino de Química Inclusão Tecnologia assistiva - videoaula |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM |
Citação: | MORAES, Isabele Fernanda Silva de; CHAVES, Edson Valente. Luz, câmera e inclusão: guia didático para professor. 2023. Produto educacional (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1410 |
Data do documento: | 13-Nov-2023 |
Aparece nas coleções: | MPET - Produto educacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Luz, câmera e inclusão guia didático para professor_Isabele Fernanda Silva de Moraes_2023.pdf | Produto educacional_PPGET_IFAM Campus Manaus Centro | 2,24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.