Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1395
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Marketing viral no mercado cinematográfico do terror: um estudo de caso do filme M3GAN
Autor(es): Silva, Igor Cordovil da
Primeiro Orientador: Lira, Wallace
metadata.dc.contributor.referee1: Lira, Wallace
metadata.dc.contributor.referee2: Arruda, Éverton Moura
metadata.dc.contributor.referee3: Salgado, Andre Wilson Archer Pinto
Resumo: Este trabalho busca compreender a estratégia de marketing viral utilizada na divulgação do filme M3GAN (2023), associando a contribuição de fatores externos que moldaram a indústria cinematográfica, em especial para filmes de terror, suspense e horror, em suas formas de divulgação, indo do marketing boca a boca ao marketing viral. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, foi realizado um estudo de caso e de caráter exploratório que possibilitou encontrar conceitos e associá-los aos filmes dos gêneros citados, sendo possível assim abordar de forma qualitativa os conceitos de marketing viral, a forma como o cinema foi evoluindo, e por consequência, seus meios de atingir o público através de ações virais. Portanto, constatou-se que entender os fatores externos e associá-los a campanha viral de M3GAN, resultou no desempenho positivo do longa no mercado, o transformando em um dos filmes de terror de baixo orçamento mais lucrativos dos últimos anos, atingindo um público jovem, de forma direta ou indireta, altamente conectado e diversificado.
Abstract: This work seeks to understand the viral marketing strategy used in the promotion of the film M3GAN (2023), associating the contribution of external factors that shaped the film industry, especially horror, suspense and horror films, in their forms of dissemination, ranging from word of mouth marketing to viral marketing. Through bibliographical research, a case study of an exploratory nature was carried out, which made it possible to find concepts and associate them with films of the aforementioned genres. It was possible to approach in a qualitative way the concepts of viral marketing, the way in which cinema was evolving, and consequently, its means of reaching the public through viral actions. Therefore, it was found that understanding the external factors and associating them with M3GAN's viral campaign resulted in the film's positive performance on the market, transforming it into one of the most profitable low-budget horror films in recent years, reaching a young audience. , directly or indirectly, highly connected and diverse.
Palavras-chave: Propaganda e publicidade
Marketing virtual
Mercado cinematográfico
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Tecnologia em Produção Publicitária
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Tecnologia em Produção Publicitária
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Tecnologia em Produção Publicitária
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
Citação: SILVA, Igor Cordovil da. Marketing viral no mercado cinematográfico do terror: um estudo de caso do filme M3GAN. 2023. 62 p. Monografia (Tecnologia em Produção Publicitária) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1395
Data do documento: 11-Dez-2023
Aparece nas coleções:Monografia_Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marketing viral no mercado cinematográfico do terror: um estudo de caso do filme M3GAN_Silva_2023.pdfMonografia_Tecnologia em Produção Publicitária_IFAM-Campus Manaus Centro3,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.