Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1359
Tipo: Dissertação
Título: Abordagem do efeito fotoelétrico no ensino médio: uma sequência didática como estratégia
Autor(es): Pinheiro, Ariane Gonçalves
Primeiro Orientador: Azevedo , José Roberto Viana
metadata.dc.contributor.referee1: Azevedo , José Roberto Viana
metadata.dc.contributor.referee2: Amazonas, Márcio Andrei Sousa
metadata.dc.contributor.referee3: Borges , Denilson da Silva
Resumo: Diante de tantas tecnologias disponíveis, a descoberta do Efeito Fotoelétrico tem sua importância para a melhor compreensão da natureza da luz, sua aplicação possibilitou melhores condições de vida em sociedade. Este trabalho teve como objetivo abordar o tema Efeito Fotoelétrico em sala de aula, através de uma Sequência Didática como estratégia de aprendizagem, para alunos do ensino médio, na perspectiva da teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel, de modo que leve o aluno a sair da ideia de senso comum, e ir ao encontro do conhecimento científico. A metodologia a ser utilizada será relato de experiência, ou seja, uma abordagem qualitativa e posteriormente fundamentada teoricamente.
Abstract: Faced with so many available technologies, the discovery of the Photoelectric Effect has its importance for a better understanding of the nature of light, its application made possible better living conditions in society. All in all, this work aimed to approach the theme Photoelectric Effect in the classroom, through a Didactic Sequence as a learning strategy, for high school students, from the perspective of David Ausubel's theory of meaningful learning, so that the student to leave the idea of common sense, and arrive at scientific knowledge. The methodology to be used will be an experience report, that is, a qualitative approach and later theoretically grounded.
Palavras-chave: Física - ensino
Efeito fotoelétrico
Sequência didática
Aprendizagem significativa
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF)
Citação: PINHEIRO, Ariane Gonçalves. Abordagem do efeito fotoelétrico no ensino médio: uma sequência didática como estratégia.152 f. 2023. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1359
Data do documento: 4-Ago-2023
Aparece nas coleções:MNPEF - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Abordagem do efeito fotoelétrico no ensino médio: uma sequência didática como estratégia_Pinheiro_2023.pdfDissertação- MNPEF-IFAM Campus Manaus Centro6,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.