Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1359
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Azevedo , José Roberto Viana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7115884585420145pt_BR
dc.contributor.referee1Azevedo , José Roberto Viana-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7115884585420145pt_BR
dc.contributor.referee2Amazonas, Márcio Andrei Sousa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0822367858729601pt_BR
dc.contributor.referee3Borges , Denilson da Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7149037835888302pt_BR
dc.creatorPinheiro, Ariane Gonçalves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4895005019496637pt_BR
dc.date.accessioned2023-10-10T15:06:48Z-
dc.date.available2023-10-10-
dc.date.available2023-10-10T15:06:48Z-
dc.date.issued2023-08-04-
dc.identifier.citationPINHEIRO, Ariane Gonçalves. Abordagem do efeito fotoelétrico no ensino médio: uma sequência didática como estratégia.152 f. 2023. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1359-
dc.description.abstractFaced with so many available technologies, the discovery of the Photoelectric Effect has its importance for a better understanding of the nature of light, its application made possible better living conditions in society. All in all, this work aimed to approach the theme Photoelectric Effect in the classroom, through a Didactic Sequence as a learning strategy, for high school students, from the perspective of David Ausubel's theory of meaningful learning, so that the student to leave the idea of common sense, and arrive at scientific knowledge. The methodology to be used will be an experience report, that is, a qualitative approach and later theoretically grounded.pt_BR
dc.description.resumoDiante de tantas tecnologias disponíveis, a descoberta do Efeito Fotoelétrico tem sua importância para a melhor compreensão da natureza da luz, sua aplicação possibilitou melhores condições de vida em sociedade. Este trabalho teve como objetivo abordar o tema Efeito Fotoelétrico em sala de aula, através de uma Sequência Didática como estratégia de aprendizagem, para alunos do ensino médio, na perspectiva da teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel, de modo que leve o aluno a sair da ideia de senso comum, e ir ao encontro do conhecimento científico. A metodologia a ser utilizada será relato de experiência, ou seja, uma abordagem qualitativa e posteriormente fundamentada teoricamente.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcia Auzier (marcia.auzier@ifam.edu.br) on 2023-10-10T15:06:48Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO - Ariane Gonçalves Pinheiro.pdf: 7077621 bytes, checksum: c4e11c0145178ddb8bd005db3a9db089 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-10T15:06:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO - Ariane Gonçalves Pinheiro.pdf: 7077621 bytes, checksum: c4e11c0145178ddb8bd005db3a9db089 (MD5) Previous issue date: 2023-08-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Manaus Centropt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF)pt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFísica - ensinopt_BR
dc.subjectEfeito fotoelétricopt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERALpt_BR
dc.titleAbordagem do efeito fotoelétrico no ensino médio: uma sequência didática como estratégiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:MNPEF - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Abordagem do efeito fotoelétrico no ensino médio: uma sequência didática como estratégia_Pinheiro_2023.pdfDissertação- MNPEF-IFAM Campus Manaus Centro6,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.