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Tipo: Dissertação
Título: Dialogicidade entre o trabalho como princípio educativo no ensino médio integrado em ações de extensão do PIBEX/IFAM
Autor(es): Mota, Keila Neves da
Primeiro Orientador: Salazar, Deuzilene Marques
metadata.dc.contributor.referee1: Salazar, Deuzilene Marques
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Maria Francisca Morais de
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Irlane Maia de
Resumo: Estudo acerca da dialogicidade Educação Profissional e Tecnológica por meio da Extensão no Ensino Médio Integrado do Programa Institucional de Bolsas de Extensão – PIBEX, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM, sobre a égide do Trabalho como Princípio Educativo. O objetivo geral consiste em analisar as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX), discutindo suas dimensões formativas para o ensino médio integrado articuladas ao trabalho como princípio educativo. Buscou-se verificar se há ou não articulação entre as práticas extensionistas e o trabalho como princípio educativo como uma das bases conceituais da educação profissional e tecnológica (EPT). No que tange aos procedimentos metodológicos, assumiu-se a abordagem qualitativa desenvolvida por meio de entrevistas e questionário com coordenadores dos projetos PIBEX/IFAM desenvolvidos em 2020 e como suporte analítico utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin (2016). Da pesquisa emergiu o produto educacional que consistiu em um e-book voltado aos coordenadores do PIBEX com vistas a potencializar a dialogicidade necessária entre a extensão e o trabalho como princípio educativo nos institutos federais, mais especificamente o IFAM, que envolvam alunos do Ensino Médio Integrado (EMI). Os resultados de pesquisa apresentam um convite ao diálogo e a reflexão em referência ao discurso predominante que tem permeado a escolha de temas que subsidiam os Projetos de Extensão, induzido pela área de formação acadêmica e experiência profissional do docente, necessitando que os aspectos de currículo e contributos de bases conceituais da EPT apresentem certa indigência o que demonstrou a relevância da proposta do produto educacional em uma conjuntura formativa a estes docentes. Pois, ao abordar o trabalho como princípio educativo, a afirmação remete à relação entre o trabalho e a educação, no qual se afirma o caráter formativo do trabalho e da educação como ação humanizadora por meio do desenvolvimento de todas as potencialidades do ser humano, sendo possível que tais preceitos sejam contemplados nas ações de extensão aos bolsistas alunos de Ensino Médio Integrado (EMI). Desta forma, a expectativa de contribuição do estudo para o campo da EPT é a concatenação das práticas extensionistas com o trabalho como princípio educativo, posto que a relação entre trabalho e educação é imbricada e a compreensão desta interface é um dos eixos estruturantes para a consolidação e o aprimoramento constante do Ensino Médio Integrado na EPT.
Abstract: The research presents a study about the dialogicity that involves Professional and Technological Education (EPT) through the Extension in Integrated High School in the Institutional Program of Extension Scholarships - PIBEX, of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas - IFAM, on the aegis of Work as an Educational Principle. The general objective is to analyze the contributions of the Institutional Extension Scholarship Program (PIBEX), discussing its formative dimensions for integrated secondary education articulated to work as an educational principle. We sought to verify whether or not there is articulation between extensionist practices and work as an educational principle as one of the conceptual bases of professional and technological education (EPT). With regard to methodological procedures, the qualitative approach developed through interviews and questionnaire with coordinators of PIBEX/IFAM projects developed in 2020 was assumed and as analytical support Bardin's content analysis (2016) was used. From the research emerged the educational product that consisted of an e-book aimed at PIBEX coordinators with a view to enhancing the necessary dialogicity between extension and work as an educational principle in federal institutes, more specifically IFAM, involving Integrated High School students (EMI). The research results present an invitation to dialogue and reflection in reference to the predominant discourse that has permeated the choice of themes that subsidize the Extension Projects, induced by the area of academic formation and professional experience of the professor, requiring that the aspects of curriculum and contributions from the conceptual bases of the EPT present a certain indigence, which demonstrated the relevance of the proposal of the educational product in a formative conjuncture for these professors. Because, when approaching work as an educational principle, the statement refers to the relationship between work and education, in which the formative character of work and education is affirmed as a humanizing action through the development of all the potentialities of the human being, it is possible that such precepts are contemplated in the extension actions to scholarship students of Integrated Secondary Education (EMI). In this way, the expected contribution of the study to the field of EPT is the concatenation of extensionist practices with work as an educational principle, since the relationship between work and education is intertwined and understanding this interface is one of the structuring axes for the consolidation and the constant improvement of Integrated Secondary Education at EPT.
Palavras-chave: Extensão
Trabalho como princípio educativo
Ensino médio integrado
PIBEX-IFAM
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)
Citação: MOTA, Keila Neves da. Dialogicidade entre o trabalho como princípio educativo no ensino médio integrado em ações de extensão do PIBEX/IFAM. 2023. 112 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1341
Data do documento: 28-Abr-2023
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