Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1308
Tipo: | Outro |
Título: | O jogo de tabuleiro e a práxis para o ensino da biologia |
Autor(es): | Aguiar, Aline Simões Stefanuto, Vanderlei Antonio |
Resumo: | A proposta dos jogos de tabuleiro como ferramenta didático pedagógica que auxilia o docente na promoção da práxis no ensino da biologia é um produto educacional referente à pesquisa A FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL: compreendendo a práxis do ensino e aprendizagem da biologia na Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio (EPTNM). Essa proposta objetiva contribuir para um ensino pautado em processo de aprendizagem que permita ao discente refletir sobre o que aprendi e usar os conhecimentos para transformar a realidade social que está inserido, e tem como foco turmas dos cursos Técnicos de Nível Médio na forma Integrada no âmbito dos Institutos Federais. A proposta apresenta direcionamentos teóricos e metodológicos para desenvolvimento e aplicabilidade do produto educacional. Portanto, espera-se que esse material didático-pedagógico contribua para um ensino dialógico, com viés interativo e participativo, no qual os discentes atuem como agentes do seu processo de construção do conhecimento. |
Abstract: | The proposal of board games as a teaching tool that helps teachers promote praxis in the teaching of biology is an educational product related to the research INTEGRAL HUMAN EDUCATION: understanding the praxis of teaching and learning biology in Vocational and Technological High School Education (EPTNM). This proposal aims to contribute to the fostering of the teaching of Biology, focusing on groups of Technical High School Level courses in the Integrated form within the scope of Federal Institutes. The proposal presents theoretical and methodological guidelines for the development and applicability of the educational product. Therefore, we expect that this didactic-pedagogical material contribute to dialogic teaching, with an interactive and participatory bias, in which students act as agents in their process of building critical-reflexive knowledge, in order to produce possibilities that allow the pursuit of social transformation. |
Palavras-chave: | Jogos de tabuleiro Ferramenta pedagógica Ensino de biologia Educação profissional técnica de nível médio |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM |
Citação: | AGUIAR, Aline Simões; STEFANUTO, Vanderlei Antonio. O jogo de tabuleiro e a práxis para o ensino da biologia. 2023. 45 p. Produto educacional (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1308 |
Data do documento: | 16-Mar-2023 |
Aparece nas coleções: | PROFEPT - Produto educacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O jogo de tabuleiro e a práxis para o ensino da biologia_Aline Simões Aguiar_2023.pdf | Produto educacional_PROFEPT_IFAM Campus Manaus Centro | 21,02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.