Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1307
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A formação humana integral: compreendendo a práxis do ensino e aprendizagem da biologia na Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio (EPTNM)
metadata.dc.creator: Aguiar, Aline Simões
metadata.dc.contributor.advisor1: Stefanuto, Vanderlei Antônio
metadata.dc.contributor.referee1: Stefanuto, Vanderlei Antonio
metadata.dc.contributor.referee2: Lacerda Júnior, José Cavalcante
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Victor José Machado de
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa emergiu da necessidade de compreender como a práxis no ensino da Biologia pode promover a Formação Humana Integral, na perspectiva de uma educação libertadora, capaz de criar mecanismos em sala de aula que permita ao discente refletir de forma crítica as problemáticas sociais da realidade a qual está inserido. A pesquisa aderiu-se à Linha 01 do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - Práticas Educativas em EPT, Macroprojeto 1 - Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT. A abordagem metodológica da pesquisa seguiu a perspectiva qualitativa de natureza descritiva, fundamentando-se na pesquisa participante. O lócus da pesquisa foi no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM/Campus Eirunepé. Compuseram o universo amostral da pesquisa 10 (dez) discentes do Curso Técnico de Nível Médio em Agropecuária na forma Integrada. Aplicou-se como instrumento para coleta de dados: dois questionários semiestruturado (pré-intervenção e pós intervenção), e elaboração de uma oficina. Após isso, realizou-se a análise interpretativa (SEVERINO, 2013), nas perguntas de natureza fechada, e, para as questões abertas, a Análise de Conteúdo, de Bardin (2016). O estudo teve como base as teorias de Marx (2003), Marx e Engels (2002; 2007), Freire (2020), Ramos (2008; 2014), Silva (2020), entre outros. De modo geral os resultados apontaram que não basta somente ao docente explanar o conteúdo proposto na disciplina de Biologia, é necessário fazer uma interlocução com questões que permeiam o cotidiano do discente, no caso dessa pesquisa, as temáticas propostas foram o saneamento básico e a incidência de verminoses, na perspectiva de uma educação libertadora, promotora da práxis. No decorrer da pesquisa, principalmente na fase da coleta de dados, foram estabelecidos diversos diálogos com os participantes, o que permitiu um delineamento da construção do Produto Educacional (PE), intitulado: O jogo de tabuleiro e a práxis para o ensino da Biologia.
Abstract: The research emerged from the need to understand how praxis in the teaching of Biology can promote Integral Human Formation, in the perspective of a liberating education, capable of creating mechanisms in the classroom that allow the student to critically reflect on the social problems of the reality to be which is inserted. The research adhered to Line 01 of the Professional Master's Degree in Professional and Technological Education - Educational Practices in EPT, Macroproject 1 - Methodological proposals and didactic resources in formal and non-formal spaces of teaching in EPT. The methodological approach of the research followed the qualitative perspective of descriptive nature, based on participant research. The research locus was at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas – IFAM/Campus Eirunepé. The research sample universe consisted of 10 (ten) students of the Technical Course of Medium Level in Agriculture in the Integrated form. It was applied as an instrument for data collection: two semi-structured questionnaires (pre-intervention and post intervention), and the elaboration of a workshop. After that, the interpretative analysis was carried out (SEVERINO, 2013), in the questions of a closed nature, and, for the open questions, the Content Analysis, by Bardin (2016). The study was based on the theories of Marx (2003), Marx and Engels (2002; 2007), Freire (2020), Ramos (2008; 2014), Silva (2020), among others. In general, the results indicated that it is not enough for the teacher to explain the content proposed in the Biology course syllabus, it is necessary to make an interlocution with questions that permeate the student's daily life, in the case of this research, the proposed themes were basic sanitation and the incidence of worms, in the perspective of a liberating education, promoting praxis. During the research, mainly in the data collection phase, several dialogues were established with the participants, which allowed an outline of the construction of the Educational Product (EP), entitled: The board game and the praxis for teaching Biology.
Keywords: Práxis
Formação humana integral
Saneamento básico
Ensino da biologia
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)
Citation: AGUIAR, Aline Simões. A formação humana integral: compreendendo a práxis do ensino e aprendizagem da biologia na Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio (EPTNM). 2023. 126 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1307
Issue Date: 16-Mar-2023
Appears in Collections:PROFEPT - Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A formação humana integral-compreendendo a práxis do ensino e aprendizagem da biologia na EPTNM_Aline Simões Aguiar_2023.pdfDissertação_PROFEPT_IFAM Campus Manaus Centro3,34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.