Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1279
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Memória, história e desafios das mulheres CIS no contexto da educação profissional agrícola no Amazonas.
Autor(es): Pereira, Suelem Maciel.
Pereira, Denis da Silva.
Resumo: O exercício ora presentado deriva-se de uma pesquisa de iniciação científica realizada no Instituto Fe- deral do Amazonas, Campus Manaus Zona Leste intitulada: Elas foram rompendo, ocupando e hoje são maioria: história e memória da presença feminina no IFAM CMZL. O artigo apresenta o processo de ocupação das mulheres Cis, baseado em categorias como o Reconhecimento, Resistência e Luta. Na prática a pesquisa realizada teve em seus aspectos genealógicos o desafio de constituir uma reconstru- ção da história desta Instituição a partir da memória de agentes femininos sociais, que desempenharam e desempenham papéis sociais distintos sob a noção de Halbwachs, onde se pode demonstrar que as mulheres cis conquistaram espaço e protagonismo no contexto da educação profissional agrícola no Amazonas. O texto expressa, por sua vez, o processo de superação do androcentrismo e aponta para a manutenção de misoginia nos dias atuais, fato que representa que o desafio das mulheres Cis fazem parte do presente.
Abstract: The exercise presented here derives from a scientific research undertaken at the Federal Institute of Amazonas, Manaus East Zone Campus entitled; They were breaking, occupying and today they are the majority: history and memory of the female presence at IFAM CMZL. The article presents the process of occupation of Cis women, based on categories such as Recognition, Resistance and Fight. In practice the research carried out had in its genealogical aspects the challenge of constituting a reconstruction of the history of this Institution from the memory of female social agents, who played and play distinct social roles under the notion of Halbwachs, where it can be demonstrated that women cis conquered space and protagonism in the context of agricultural professional education in the Amazon. The text expresses, in turn, the process of overcoming androcentrism and points to the maintenance of misogyny today, a fact that represents the challenge of Cis women are part of the present.
Palavras-chave: Mulheres Cis; Educação Profissional Agrícola; memória e protagonismo.
Cis women; Agricultural vocational education; memory and protagonism.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ENGENHARIA AGRICOLA
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1279
Data do documento: 8-Nov-2019
Aparece nas coleções:Monografia - Agroecologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Memória, história e desafios das mulheres CIS no contexto da educação profissional agrícola no Amazonas..pdf3,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.