Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1260
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Política de reconhecimento na Amazônia: ações, desafios e perspectivas da educação especial em Manaus.
Autor(es): Nascimento, Tássia Patrícia Silva do
Primeiro Orientador: Pereira, Denis da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Denis da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Maria Francisca Moraes de
metadata.dc.contributor.referee3: Melo, André de Oliveira
Resumo: Este artigo tem como objetivo refletir sobre a questão da identidade, de forma mais específica sobre identidade da pessoa com deficiência a partir da contribuição de alguns autores, e tem como pressuposto a pesquisa sobre política de reconhecimento na rede municipal de educação de Manaus, tendo como seu público-alvo as pessoas com deficiência e suas relações entre identidade e políticas públicas. Dessa forma, a identidade no cenário contemporâneo representa um processo de construção contínua, podendo ser negociável e revogável ao longo da vida, e depende das escolhas que fazemos e do contexto de um grupo social. Na busca de se construírem sistemas/grupos educacionais inclusivos, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, de 2008, apresenta a educação inclusiva como uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os estudantes de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação. Dessa forma, essa política busca a superação de barreiras para a promoção, participação e aprendizagem, bem como a autonomia dos alunos da Educação Especial; segundo a mesma, as instituições devem organizar-se com currículo e estratégias que atendam às suas especificidades e subjetividades.
Abstract: This article aims to reflect on the question of identity, more specifically on the identity of the person with disability. It reviews the contribution of some authors and is based on the research on recognition policy in the municipal education network of Manaus. Its target audience are people with disabilities and the relation between public policy and identities. Thus, identity in the contemporary scenario represents a process of continuous construction, which can be negotiable and revocable throughout life, and which depends on the choices we make and the context of a social group. In its quest to build inclusive educational systems/groups, the National Special Education Policy in the Inclusive Education Perspective of 2008 presents inclusive education as a political, cultural, social and pedagogical action, unleashed in defense of the right of all students to learn and participate together, without any kind of discrimination. Therefore, this policy seeks to overcome not only barriers to the promotion, participation and learning, but also the autonomy of Special Education students. According to this policy, institutions must be organized with a curriculum and strategies that meet their specificities and subjectivities.
Palavras-chave: Reconhecimento, Educação, Inclusão.
Acknowledgement, Education, Inclusion.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Outro
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Outro
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Outro
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Zona Leste
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1260
Data do documento: 31-Jul-2018
Aparece nas coleções:Dissertações-DEPP



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.