Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1260
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Pereira, Denis da Silva | - |
dc.contributor.referee1 | Pereira, Denis da Silva | - |
dc.contributor.referee2 | Lima, Maria Francisca Moraes de | - |
dc.contributor.referee3 | Melo, André de Oliveira | - |
dc.creator | Nascimento, Tássia Patrícia Silva do | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-12T21:44:30Z | - |
dc.date.available | 2023-05-12 | - |
dc.date.available | 2023-05-12T21:44:30Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-31 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1260 | - |
dc.description.abstract | This article aims to reflect on the question of identity, more specifically on the identity of the person with disability. It reviews the contribution of some authors and is based on the research on recognition policy in the municipal education network of Manaus. Its target audience are people with disabilities and the relation between public policy and identities. Thus, identity in the contemporary scenario represents a process of continuous construction, which can be negotiable and revocable throughout life, and which depends on the choices we make and the context of a social group. In its quest to build inclusive educational systems/groups, the National Special Education Policy in the Inclusive Education Perspective of 2008 presents inclusive education as a political, cultural, social and pedagogical action, unleashed in defense of the right of all students to learn and participate together, without any kind of discrimination. Therefore, this policy seeks to overcome not only barriers to the promotion, participation and learning, but also the autonomy of Special Education students. According to this policy, institutions must be organized with a curriculum and strategies that meet their specificities and subjectivities. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo tem como objetivo refletir sobre a questão da identidade, de forma mais específica sobre identidade da pessoa com deficiência a partir da contribuição de alguns autores, e tem como pressuposto a pesquisa sobre política de reconhecimento na rede municipal de educação de Manaus, tendo como seu público-alvo as pessoas com deficiência e suas relações entre identidade e políticas públicas. Dessa forma, a identidade no cenário contemporâneo representa um processo de construção contínua, podendo ser negociável e revogável ao longo da vida, e depende das escolhas que fazemos e do contexto de um grupo social. Na busca de se construírem sistemas/grupos educacionais inclusivos, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, de 2008, apresenta a educação inclusiva como uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os estudantes de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação. Dessa forma, essa política busca a superação de barreiras para a promoção, participação e aprendizagem, bem como a autonomia dos alunos da Educação Especial; segundo a mesma, as instituições devem organizar-se com currículo e estratégias que atendam às suas especificidades e subjetividades. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by VALERIA LIMA (valeria.ribeiro@ifam.edu.br) on 2023-05-12T21:44:30Z No. of bitstreams: 1 POLITÍCA DE RECONHECIMENTO NA AMAZÔNIA AÇÕES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM MANAUS.TCC - POS - IFAM COMPLETO - DEPPA.pdf: 528023 bytes, checksum: cffdff66f9b08620e5062a6ed1196864 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-05-12T21:44:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 POLITÍCA DE RECONHECIMENTO NA AMAZÔNIA AÇÕES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM MANAUS.TCC - POS - IFAM COMPLETO - DEPPA.pdf: 528023 bytes, checksum: cffdff66f9b08620e5062a6ed1196864 (MD5) Previous issue date: 2018-07-31 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Manaus Zona Leste | pt_BR |
dc.publisher.initials | Instituto Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAM | pt_BR |
dc.publisher.initials | Outro | pt_BR |
dc.publisher.initials | Instituto Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAM | pt_BR |
dc.publisher.initials | Outro | pt_BR |
dc.publisher.initials | Instituto Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAM | pt_BR |
dc.publisher.initials | Outro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Reconhecimento, Educação, Inclusão. | pt_BR |
dc.subject | Acknowledgement, Education, Inclusion. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA | pt_BR |
dc.title | Política de reconhecimento na Amazônia: ações, desafios e perspectivas da educação especial em Manaus. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias-DEPP |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
POLITÍCA DE RECONHECIMENTO NA AMAZÔNIA AÇÕES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM MANAUS.TCC - POS - IFAM COMPLETO - DEPPA.pdf | 515,65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.