Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1243
Tipo: Dissertação
Título: Formação continuada para a docência na educação física: uma partida histórico-crítica no ensino médio integrado
Autor(es): Boaventura, Alessandra Bárbara César de Freitas
Primeiro Orientador: Salazar, Deuzilene Marques
metadata.dc.contributor.referee1: Salazar, Deuzilene Marques
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Maria Adélia da
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Victor José Machado de
Resumo: O estudo buscou investigar o ensino da Educação Física no Ensino Médio Integrado. Para isso, articulou a discussão entre a Pedagogia Histórico-Crítica e a Metodologia de Ensino Crítico-Superadora, com o intuito de delinear uma proposta de formação continuada de professores da Educação Física. O projeto tem aderência a linha de pesquisa Organização e Memórias dos Espaços Pedagógicos para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A pesquisa buscou elucidar a questão: Que fundamentos teórico-metodológicos podem contribuir com a formação continuada de professores na docência da Educação Física no Ensino Médio Integrado? Utilizou-se a abordagem qualitativa sendo que os dados foram gerados por meio da análise dos Projetos Pedagógicos dos Cursos Técnicos Integrados ofertados pelo Campus Manaus Centro do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) e da entrevista narrativa com docentes que ministram a disciplina Educação Física nesses cursos. A pesquisa investigou a docência na Educação Física no contexto do Ensino Médio Integrado no qual se constatou a ênfase no esporte e o desconhecimento das bases conceituais da EPT no processo de ensino. O estudo fomentou a elaboração do produto educacional intitulado “Educação Física e a formação omnilateral: Planejando o ensino para uma partida histórico-crítica” destinado aos professores incorporando fundamentos teórico-conceituais da PHC na disciplina Educação Física no Ensino Médio Integrado. A pesquisa demonstrou a necessidade da atuação docente consciente para o desenvolvimento de atividades que potencializem a formação omnilateral dos discentes, principalmente quanto ao reconhecimento da cultura corporal como dimensão formativa na educação profissional técnica de nível médio. Portanto, espera-se que este estudo e o seu produto educacional contribuam para um trabalho docente que promova a formação omnilateral dos sujeitos na e da EPT.
Abstract: The study sought to investigate the teaching of Physical Education in Integrated High School. For this, it articulated the discussion between the Historical-Critical Pedagogy and the Critical Overcoming Teaching Methodology, with the intention of outlining a proposal for the continued formation of Physical Education teachers. The project adheres to the research line Organization and Memories of Pedagogical Spaces for Professional and Technological Education (EPT). The research sought to elucidate the question: What theoretical methodological foundations can contribute to the continuing education of teachers in teaching Physical Education in Integrated High School? A qualitative approach was used, and the data were generated through the analysis of the Pedagogical Projects of the Integrated Technical Courses offered by the Manaus Center Campus of the Federal Institute of Science and Technology of Amazonas (IFAM) and the narrative interview with professors who teach the discipline Physical Education in these courses. The research investigated teaching in Physical Education in the context of Integrated High School, in which the emphasis on sport and the lack of knowledge of the conceptual bases of EPT in the teaching process was verified. The study encouraged the elaboration of the educational product entitled “Physical Education and omnilateral training: Planning teaching for a historical-critical departure” aimed at teachers incorporating theoretical-conceptual foundations of PHC in the Physical Education discipline in Integrated High School. The research demonstrated the need for a conscious teaching action for the development of activities that enhance the omnilateral formation of students, mainly regarding the recognition of body culture as a formative dimension in technical professional education at secondary level. Therefore, it is expected that this study and its educational product contribute to a teaching work that promotes the omnilateral training of subjects in and at EPT.
Palavras-chave: Educação Física
Ensino Médio Integrado
Formação omnilateral
Pedagogia histórico-crítica
Metodologia crítico-superadora
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TEORIAS DA INSTRUCAO
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)
Citação: BOAVENTURA, Alessandra Bárbara César de Freitas. Formação continuada para a docência na educação física: uma partida histórico-crítica no ensino médio integrado. 2023. 105 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1243
Data do documento: 6-Mar-2023
Aparece nas coleções:PROFEPT - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Formação continuada para a docência na educação física uma partida histórico-crítica no ensino médio integrado_Alessandra Bárbara César de Freitas Boaventura_2023.pdfDissertação_PROFEPT_IFAM Campus Manaus Centro3,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.