Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1168
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação da aprendizagem na formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental I
Autor(es): Santiago, Reila Garcia
Primeiro Orientador: Silva, Josiani Mendes
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Josiani Mendes
metadata.dc.contributor.referee2: Anic, Cinara Calvi
metadata.dc.contributor.referee3: Batista, Eliane
Resumo: A dissertação “A avaliação da Aprendizagem na Formação Continuada de Professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental I”, desenvolvida na Linha de Pesquisa: Processos Formativos de Professores no Ensino Tecnológico do Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico (PPGET), busca discutir um tema central para a educação referente a avaliação da aprendizagem no espaço de formação continuada de professores. Esta pesquisa é de cunho qualitativo, com o objetivo de analisar como os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental I estão sendo preparados para assumir o essencial papel de docentes avaliadores. Para tanto, consideramos necessário discutir e refletir sobre o processo avaliativo no espaço de formação continuada de professores, tomando por base autores como Luckesi (2014), Hoffmann (2011), Demo (2004), Gatti (2014), Villas Boas e Soares (2016), entre outros. Esta pesquisa buscou responder ao seguinte problema: Como os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental I estão sendo preparados para assumir o essencial papel de docentes avaliadores em sala de aula? Para a aplicação da pesquisa, utilizamos como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Os sujeitos da pesquisa foram professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental I que atuam em uma escola municipal de Manaus. Os dados coletados nas entrevistas foram estruturados e interpretados por meio da Técnica de Análise de Conteúdo, segundo Bardin (2016), estruturada em três fases: 1) pré-análise; 2) exploração do material e 3) tratamento dos resultados. O resultado da análise indica que os professores, após concluírem a formação inicial e diante do cumprimento de suas atividades docentes, não estão preparados para assumir o papel de avaliadores, por não possuírem elementos teóricos que sustentem suas práticas avaliativas, apenas contam com anos de experiências na posição de alunos. Os dados também indicam a necessidade de formação continuada em avaliação da aprendizagem a partir dos apontamentos apresentados pelos professores entrevistados. Com esses indicadores, planejamos uma proposta de produto educacional por meio de uma oficina, com o objetivo de colaborar com a formação continuada em avaliação da aprendizagem e, consequentemente, contribuir com a aprendizagem dos professores por meio da discussão e reflexão sobre as funções e finalidades da avaliação. O produto, fruto da investigação deste trabalho, foi submetido a um Comitê Ad Hoc, formado tanto pelos participantes da pesquisa, quanto por professores mestres e doutores que atuam na educação básica e superior. Estes apresentaram suas contribuições, dentre elas: quanto ao título, o formato da apresentação das atividades, o cronograma e o esclarecimento das dinâmicas a serem ajustadas e por fim expediram parecer favorável ao produto educacional.
Abstract: The dissertation "Assessment for Learning in the Continuing Education of Elementary School Teachers", developed in the line of research "Formative Processes of Teachers on the Technological Education" seeks to discuss an important point for education: Learning Assessment on the Continuing Teacher Education. This qualitative research aims to analyze how Elementary School Teachers are being prepared to take on the important role of evaluators. For that, we need to discuss and reflect on the Evaluation process on the Continuing Education of teachers, using authors such as Luckesi (2014), Hoffmann (2011), Demo (2004), Gatti (2014), Villas Boas and Soares (2016), among others, as a knowledge base on the subject. This research sought to answer the following question: How are teachers in the early years of Elementary School I being prepared to assume the essential role of evaluative teachers in the classroom? For the application of the research, we used a structured interview as a data collection tool. The research subjects were Elementary School Teachers that work in a public school in Manaus. The collected data was structured and interpreted according to the Bardin's Content Analysis technique (2016), which has 3 phases: 1) Pre Analysis; 2) Exploration of the material; and 3) treatment of the results. The analysis result indicates that teachers, after graduating from college and as they work as professors, are not fully ready to take on the role of evaluators, because they lack theoretical elements to support their evaluative practices, and can only rely on their experiences as students. The data also show the need of Continuing Education on Assessment of Learning through notes made by the interviewed teachers. With these results in mind, we proposed an Educational Product in the form of a Workshop. This workshop aims to help the Continuing Education in Assessment of Learning through discussion and reflection on the functions and objectives of assessment, and with that we hope to help the training of teachers on the subject. The product born from the research of the dissertation was subjected to an Ad-hoc commission, formed by the participants of the research, master teachers and doctors that work in the Basic Schools and Colleges. They made their contributions and approved the Educational Produc
Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem
Formação continuada
Necessidades formativas em aprendizagem da avaliação
Educação profissional e tecnológica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET)
Citação: SANTIAGO, Reila Garcia. Avaliação da aprendizagem na formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental I. 2023. 112 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1168
Data do documento: 12-Jan-2023
Aparece nas coleções:MPET-Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Avaliação da aprendizagem na formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental I_Reila Garcia Santiago_2023.pdfDissertação_PPGET_IFAM Campus Manaus Centro3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.