Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1168
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Josiani Mendes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3756747020230613pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Josiani Mendes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3756747020230613pt_BR
dc.contributor.referee2Anic, Cinara Calvi-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1702387634067240pt_BR
dc.contributor.referee3Batista, Eliane-
dc.creatorSantiago, Reila Garcia-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4485631202322000pt_BR
dc.date.accessioned2023-05-02T19:56:42Z-
dc.date.available2023-05-02-
dc.date.available2023-05-02T19:56:42Z-
dc.date.issued2023-01-12-
dc.identifier.citationSANTIAGO, Reila Garcia. Avaliação da aprendizagem na formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental I. 2023. 112 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1168-
dc.description.abstractThe dissertation "Assessment for Learning in the Continuing Education of Elementary School Teachers", developed in the line of research "Formative Processes of Teachers on the Technological Education" seeks to discuss an important point for education: Learning Assessment on the Continuing Teacher Education. This qualitative research aims to analyze how Elementary School Teachers are being prepared to take on the important role of evaluators. For that, we need to discuss and reflect on the Evaluation process on the Continuing Education of teachers, using authors such as Luckesi (2014), Hoffmann (2011), Demo (2004), Gatti (2014), Villas Boas and Soares (2016), among others, as a knowledge base on the subject. This research sought to answer the following question: How are teachers in the early years of Elementary School I being prepared to assume the essential role of evaluative teachers in the classroom? For the application of the research, we used a structured interview as a data collection tool. The research subjects were Elementary School Teachers that work in a public school in Manaus. The collected data was structured and interpreted according to the Bardin's Content Analysis technique (2016), which has 3 phases: 1) Pre Analysis; 2) Exploration of the material; and 3) treatment of the results. The analysis result indicates that teachers, after graduating from college and as they work as professors, are not fully ready to take on the role of evaluators, because they lack theoretical elements to support their evaluative practices, and can only rely on their experiences as students. The data also show the need of Continuing Education on Assessment of Learning through notes made by the interviewed teachers. With these results in mind, we proposed an Educational Product in the form of a Workshop. This workshop aims to help the Continuing Education in Assessment of Learning through discussion and reflection on the functions and objectives of assessment, and with that we hope to help the training of teachers on the subject. The product born from the research of the dissertation was subjected to an Ad-hoc commission, formed by the participants of the research, master teachers and doctors that work in the Basic Schools and Colleges. They made their contributions and approved the Educational Producpt_BR
dc.description.resumoA dissertação “A avaliação da Aprendizagem na Formação Continuada de Professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental I”, desenvolvida na Linha de Pesquisa: Processos Formativos de Professores no Ensino Tecnológico do Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico (PPGET), busca discutir um tema central para a educação referente a avaliação da aprendizagem no espaço de formação continuada de professores. Esta pesquisa é de cunho qualitativo, com o objetivo de analisar como os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental I estão sendo preparados para assumir o essencial papel de docentes avaliadores. Para tanto, consideramos necessário discutir e refletir sobre o processo avaliativo no espaço de formação continuada de professores, tomando por base autores como Luckesi (2014), Hoffmann (2011), Demo (2004), Gatti (2014), Villas Boas e Soares (2016), entre outros. Esta pesquisa buscou responder ao seguinte problema: Como os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental I estão sendo preparados para assumir o essencial papel de docentes avaliadores em sala de aula? Para a aplicação da pesquisa, utilizamos como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Os sujeitos da pesquisa foram professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental I que atuam em uma escola municipal de Manaus. Os dados coletados nas entrevistas foram estruturados e interpretados por meio da Técnica de Análise de Conteúdo, segundo Bardin (2016), estruturada em três fases: 1) pré-análise; 2) exploração do material e 3) tratamento dos resultados. O resultado da análise indica que os professores, após concluírem a formação inicial e diante do cumprimento de suas atividades docentes, não estão preparados para assumir o papel de avaliadores, por não possuírem elementos teóricos que sustentem suas práticas avaliativas, apenas contam com anos de experiências na posição de alunos. Os dados também indicam a necessidade de formação continuada em avaliação da aprendizagem a partir dos apontamentos apresentados pelos professores entrevistados. Com esses indicadores, planejamos uma proposta de produto educacional por meio de uma oficina, com o objetivo de colaborar com a formação continuada em avaliação da aprendizagem e, consequentemente, contribuir com a aprendizagem dos professores por meio da discussão e reflexão sobre as funções e finalidades da avaliação. O produto, fruto da investigação deste trabalho, foi submetido a um Comitê Ad Hoc, formado tanto pelos participantes da pesquisa, quanto por professores mestres e doutores que atuam na educação básica e superior. Estes apresentaram suas contribuições, dentre elas: quanto ao título, o formato da apresentação das atividades, o cronograma e o esclarecimento das dinâmicas a serem ajustadas e por fim expediram parecer favorável ao produto educacional.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mirlândia Amazonas (mirlandia.amazonas@ifam.edu.br) on 2023-05-02T19:56:42Z No. of bitstreams: 1 Avaliação da aprendizagem na formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental I_Reila Garcia Santiago_2023.pdf: 3074322 bytes, checksum: 2b49b8b38aa22ac17917e7496b3bbcfe (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-02T19:56:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Avaliação da aprendizagem na formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental I_Reila Garcia Santiago_2023.pdf: 3074322 bytes, checksum: 2b49b8b38aa22ac17917e7496b3bbcfe (MD5) Previous issue date: 2023-01-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Manaus Centropt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET)pt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectNecessidades formativas em aprendizagem da avaliaçãopt_BR
dc.subjectEducação profissional e tecnológicapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleAvaliação da aprendizagem na formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental Ipt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:MPET-Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Avaliação da aprendizagem na formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental I_Reila Garcia Santiago_2023.pdfDissertação_PPGET_IFAM Campus Manaus Centro3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.