Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1132
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O Ensino de Palavras Técnicas em LIBRAS: utilizando a Realidade Aumentada junto com Unity 3D como Ferramenta de Aprendizagem |
Autor(es): | Rodrigues Júnior, Edimar Soares |
Primeiro Orientador: | Reis, Ailton Gonçalves |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Ailton Gonçalves |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Edson Moura da |
metadata.dc.contributor.referee3: | Souza, José Carlos Ferreira |
Resumo: | O uso da tecnologia mostra ser uma grande aliada como recurso de ensino em ambientes educacionais. A utilização do recurso da Realidade Aumentada para a visualização dos sinais da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) referentes às palavras da área da Tecnologia ajuda a disseminar de forma interativa a partir de um aplicativo de celular que apresenta um Avatar que faz o sinal em LIBRAS por meio dos cartões feitos em MDF que mostram o desenho e o nome do Componente Eletrônico. O objetivo deste trabalho é criar um dicionário tecnológico de sinais da LIBRAS aplicando as fases do Design Thinking. Os resultados mostram que o aplicativo desenvolvido pode ser usado como ferramenta para o ensino de palavras técnicas comumente usadas por profissionais da Eletrônica, por meio da interação do usuário com o aplicativo para dispositivos móveis. |
Abstract: | The use of technology proves to be a great ally as a teaching resource in educational environments. The use of the Augmented Reality feature to visualize the signs of the Brazilian Sign Language (LIBRAS) referring to words in the area of Technology helps to disseminate it interactively through a mobile application that shows an Avatar making the sign in LIBRAS through of cards made in MDF that shows the design and name of the Electronic Component. The objective of this project is to create a technological dictionary of LIBRAS signs applying the phases of Design Thinking. The results show that the developed application can be used as a tool for teaching technical words commonly used by electronics professionals, through user interaction with the application for mobile devices. |
Palavras-chave: | Ensino de libras Realidade aumentada Tecnologia Unity 3D Aprendizagem |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | Instituto Federal do Amazonas IFAM Engenharia de Controle e Automação Instituto Federal do Amazonas IFAM Engenharia de Controle e Automação Instituto Federal do Amazonas IFAM Engenharia de Controle e Automação |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Manaus Distrito |
Citação: | Rodrigues Júnior, Edimar Soares. O ensino de palavras técnicas em Libras: utilizando a realidade aumentada junto com Unity 3D como ferramenta de aprendizagem. Manaus. 2022. 65 f. Monografia. (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Distrito Industrial, Manaus, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1132 |
Data do documento: | 15-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | Monografia_Cont_Automação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O Ensino de Palavras Técnicas em LIBRAS utilizando a Realidade Aumentada junto com Unity 3D como Ferramenta de Aprendizagem_Rodrigues Júnior_2022.pdf.pdf | Monografia_Controle e Automação - IFAM Campus Manaus Distrito Industrial | 1,81 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.