Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1132
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O Ensino de Palavras Técnicas em LIBRAS: utilizando a Realidade Aumentada junto com Unity 3D como Ferramenta de Aprendizagem
metadata.dc.creator: Rodrigues Júnior, Edimar Soares
metadata.dc.contributor.advisor1: Reis, Ailton Gonçalves
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Ailton Gonçalves
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Edson Moura da
metadata.dc.contributor.referee3: Souza, José Carlos Ferreira
metadata.dc.description.resumo: O uso da tecnologia mostra ser uma grande aliada como recurso de ensino em ambientes educacionais. A utilização do recurso da Realidade Aumentada para a visualização dos sinais da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) referentes às palavras da área da Tecnologia ajuda a disseminar de forma interativa a partir de um aplicativo de celular que apresenta um Avatar que faz o sinal em LIBRAS por meio dos cartões feitos em MDF que mostram o desenho e o nome do Componente Eletrônico. O objetivo deste trabalho é criar um dicionário tecnológico de sinais da LIBRAS aplicando as fases do Design Thinking. Os resultados mostram que o aplicativo desenvolvido pode ser usado como ferramenta para o ensino de palavras técnicas comumente usadas por profissionais da Eletrônica, por meio da interação do usuário com o aplicativo para dispositivos móveis.
Abstract: The use of technology proves to be a great ally as a teaching resource in educational environments. The use of the Augmented Reality feature to visualize the signs of the Brazilian Sign Language (LIBRAS) referring to words in the area of Technology helps to disseminate it interactively through a mobile application that shows an Avatar making the sign in LIBRAS through of cards made in MDF that shows the design and name of the Electronic Component. The objective of this project is to create a technological dictionary of LIBRAS signs applying the phases of Design Thinking. The results show that the developed application can be used as a tool for teaching technical words commonly used by electronics professionals, through user interaction with the application for mobile devices.
Keywords: Ensino de libras
Realidade aumentada
Tecnologia Unity 3D
Aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Engenharia de Controle e Automação
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Engenharia de Controle e Automação
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Engenharia de Controle e Automação
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Distrito
Citation: Rodrigues Júnior, Edimar Soares. O ensino de palavras técnicas em Libras: utilizando a realidade aumentada junto com Unity 3D como ferramenta de aprendizagem. Manaus. 2022. 65 f. Monografia. (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Distrito Industrial, Manaus, 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1132
Issue Date: 15-Dec-2022
Appears in Collections:Monografia_Cont_Automação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O Ensino de Palavras Técnicas em LIBRAS utilizando a Realidade Aumentada junto com Unity 3D como Ferramenta de Aprendizagem_Rodrigues Júnior_2022.pdf.pdfMonografia_Controle e Automação - IFAM Campus Manaus Distrito Industrial1,81 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.