Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1132
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Reis, Ailton Gonçalves-
dc.contributor.referee1Silva, Ailton Gonçalves-
dc.contributor.referee2Silva, Edson Moura da-
dc.contributor.referee3Souza, José Carlos Ferreira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9696451126151505pt_BR
dc.creatorRodrigues Júnior, Edimar Soares-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5532823310808116pt_BR
dc.date.accessioned2023-03-13T14:05:34Z-
dc.date.available2023-03-13-
dc.date.available2023-03-13T14:05:34Z-
dc.date.issued2022-12-15-
dc.identifier.citationRodrigues Júnior, Edimar Soares. O ensino de palavras técnicas em Libras: utilizando a realidade aumentada junto com Unity 3D como ferramenta de aprendizagem. Manaus. 2022. 65 f. Monografia. (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Distrito Industrial, Manaus, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1132-
dc.description.abstractThe use of technology proves to be a great ally as a teaching resource in educational environments. The use of the Augmented Reality feature to visualize the signs of the Brazilian Sign Language (LIBRAS) referring to words in the area of Technology helps to disseminate it interactively through a mobile application that shows an Avatar making the sign in LIBRAS through of cards made in MDF that shows the design and name of the Electronic Component. The objective of this project is to create a technological dictionary of LIBRAS signs applying the phases of Design Thinking. The results show that the developed application can be used as a tool for teaching technical words commonly used by electronics professionals, through user interaction with the application for mobile devices.pt_BR
dc.description.resumoO uso da tecnologia mostra ser uma grande aliada como recurso de ensino em ambientes educacionais. A utilização do recurso da Realidade Aumentada para a visualização dos sinais da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) referentes às palavras da área da Tecnologia ajuda a disseminar de forma interativa a partir de um aplicativo de celular que apresenta um Avatar que faz o sinal em LIBRAS por meio dos cartões feitos em MDF que mostram o desenho e o nome do Componente Eletrônico. O objetivo deste trabalho é criar um dicionário tecnológico de sinais da LIBRAS aplicando as fases do Design Thinking. Os resultados mostram que o aplicativo desenvolvido pode ser usado como ferramenta para o ensino de palavras técnicas comumente usadas por profissionais da Eletrônica, por meio da interação do usuário com o aplicativo para dispositivos móveis.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Darlene Rodrigues (darlene.rodrigues@ifam.edu.br) on 2023-03-13T14:05:34Z No. of bitstreams: 1 O Ensino de Palavras Técnicas em LIBRAS utilizando a Realidade Aumentada junto com Unity 3D como Ferramenta de Aprendizagem_Rodrigues Júnior_2022.pdf.pdf: 1851261 bytes, checksum: 687ed539636c9d8a3cc8d81c60140240 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-13T14:05:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 O Ensino de Palavras Técnicas em LIBRAS utilizando a Realidade Aumentada junto com Unity 3D como Ferramenta de Aprendizagem_Rodrigues Júnior_2022.pdf.pdf: 1851261 bytes, checksum: 687ed539636c9d8a3cc8d81c60140240 (MD5) Previous issue date: 2022-12-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Manaus Distritopt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsEngenharia de Controle e Automaçãopt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsEngenharia de Controle e Automaçãopt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsEngenharia de Controle e Automaçãopt_BR
dc.relation.referencesANDRADE, Sarah. A educação geográfica de estudantes surdos em uma escola polo da Grande Florianópolis. (2013). BILLINGHURST, Mark; CLARK, Adrian; LEE Gun. A survey of augmented reality. Foundations and Trends® in Human–Computer Interaction, v. 8, n. 2-3, p. 73-272, 2015. BLENDER. Blender.org. Disponível em: < https://www.blender.org/>. 2022. Acessado em: 30 de nov. 2022. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. BRASIL. Ministério da Educação. Lei n. 10.098 de 19 de dezembro de 2000. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Diário Oficial da União. BRASIL. Ministério da Educação. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, 23/12/1996, p. 12. BRASIL. Ministério da Educação. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Diário Oficial [da República Federativa do Brasil], Poder Executivo, Brasília, DF, 23 dez. 2005. p. 28. BRENNER, Walter.; UEBERNICKEL, Falk (ed.). Design Thinking for Innovation: Research and Practice, Springer, 2016. CARDOSO, Raul GS et al. Uso da realidade aumentada em auxílio à Educação. Anais do Computer on the Beach, p. 330-339, 2014. CARNIEL, FAGNER. A reviravolta discursiva da LibrasLIBRAS na educação superior. Revista Brasileira de Educação, v. 23, 2018. COOPER, Alan. The origin of personas. INNOVATION-MCLEAN THEN DULLES VIRGINIA-, v. 23, n. 1, p. 26-29, 2004. CUSTÓDIO, Mônica. Mapa da empatia: o que é e 6 passos para criar um de qualidade. Disponível em: < https://resultadosdigitais.com.br/blog/mapa-da- empatia/ > Acesso em 24 de nov. de 2022. DA SILVA, Edvaldo Feliciano; CAMPOS, Marineide Furtado. O percurso dos surdos na história e a necessidade da librasLIBRAS para a inclusão dos sujeitos na escola. (2017). 63 DE CARVALHO, Paulo Vaz; CONFORTO, Simone Ferreira. Breve história dos surdos no mundo e em Portugal. 2014. DE LIMA, Luciana Maria Tabosa et al. A importância da librasLIBRAS para a inclusão de alunos surdos nas escolas de Cumaru-PE. Série Educar-Volume 45 Educação Especial e Inclusiva, p. 30. DE SOUZA, Pedro Paulo Ubarana. Educação de surdos no Brasil: uma narrativa histórica. 2018. DESAFIOS DA EDUCAÇÃO. Realidade aumentada e virtual: tecnologias que engrandecem a educação. Jul.2018. Disponível em:https://desafiosdaeducacao.grupoa.com.br/realidade-aumentada-e-virtual-educac ao/. Acesso em: 30 de nov. 2022. ELVISHERLAN. Design Thinking. Disponível em: < https://elvisherlan.com/tag/design-thinking/ >. Acesso em: 24 de nov. 2022. FRANCO, Marco Antonio Melo; RIBEIRO, Cristiane Dias; DE ALMEIDA, Fabiana Nascimento. Atendimento Educacional Especializado: O que pensam professores sobre sua atuação e formação. Revista Teias, v. 20, n. 57, p. 315-331, 2019. GALVÃO FILHO, Teófilo Aves. Tecnologia assistiva para uma escola inclusiva: apropriação, demanda e perspectivas. 2009. GIL, Carlos, A. Como Elaborar Projetos de Pesquisa, 6ª edição. São Paulo, Atlas, 2017. HOUNSELL, Marcelo da Silva; TORI, Romero; KIRNER, Claudio. Capítulo 2 -Realidade Aumentada. In: TORI, Romero; HOUNSELL, Marcelo da Silva (Org) -Introdução a Realidade Virtual e Aumentada. 1. ed. Porto Alegre, 2018. KERNBACH, Sebastian; NABERGOJ, Anja Svetina. Visual design thinking: Understanding the role of knowledge visualization in the design thinking process. In: 2018 22nd International Conference Information Visualisation (IV). IEEE, 2018. p. 362-367. KREWER, Emanuele; DA SILVA, Angelise Fagundes; FONTANA, Marcus Vinícius Liessem. Professor autor e promotor da tecnologia no contexto educacional: uma experiência com realidade aumentada. ReTER, v. 2, n. 2, p. 1-01-17, 2021. LEITÃO, R. M. V. Aprendizagem baseada em jogos: realidade aumentada no ensino de sólidos geométricos. Universidade Aberta, Programa de Pós-Graduação em Expressão Gráfica e Audiovisual, 2013. Dissertação de Mestrado. LEONEL, Gladstone; DE SOUSA, José Geraldo. A luta pela constituinte e a reforma política no Brasil: caminhos para um “constitucionalismo achado na rua”. Revista Direito e Práxis, v. 8, p. 1008-1027, 2017. LEVY, Meira; HULI, Chen. Design thinking in a nutshell for eliciting requirements of a business process: A case study of a design thinking workshop. In: 2019 IEEE 27th international requirements engineering conference (RE). IEEE, 2019. p. 351-356. 64 LIÃO, Mariana de Morais Ribeiro et al. Uso da realidade aumentada como apoio ao ensino básico e tecnológico. In: v. 4 (2018): IV Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP. 2018. MONTEIRO, Myrna Salerno. História dos movimentos dos surdos e o reconhecimento da LibrasLIBRAS no Brasil. ETD-Educação Temática Digital, v. 7, n. 2, p. 295-305, 2006. MORI, Nerli Nonato Ribeiro; SANDER, Ricardo Ernani. História da educação dos surdos no Brasil. Seminário de Pesquisa do PPE. Universidade Estadual de Maringá, v. 2, 2015. MOURÃO, Claudio Henrique Nunes; BRANCO, Bruna da Silva. OS SURDOS NARRANDO SEU TERRITÓRIO: UMA BREVE INCURSÃO. Revista Espaço, p. 39-60, 2021. MURTEIRA, Daniel de Oliveira. Colaboração em Realidade Aumentada. 2020. Tese de Doutorado. NEDIC, Zorica; MACHOTKA, Jan; NAFALSKI, Andrew. Remote laboratories versus virtual and real laboratories. IEEE, 2003. OLIVEIRA, Yanik Carla Araújo de; COSTA, Gabriela Maria Cavalcanti; COURA, Alexsandro Silva; CARTAXO, Renata de Oliveira; FRANÇA, Inacia Sátiro Xavier de. A língua brasileira de sinais na formação dos profissionais de enfermagem, fisioterapia e odontologia no estado da Paraíba, Brasil. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 16, p. 995-1008, 2012. PANEGALLI, F. S.; CAGLIARI, D. C.; BERNARDI, G.; CORDENONSi, A. Z.; MALLMANN, E. M. Realidade Aumentada no Desenvolvimento de Jogos Educacionais: um Estudo de Caso de um Jogo de Língua Inglesa. RENOTE, v. 13, n. 1, 2015. PERLIN, Gladis T. A cultura surda e os intérpretes de língua de sinais (ILS). ETD: Educação Temática Digital, v. 7, n. 2, p. 136-147, 2006. QUEIROZ, Joelma de Pontes Silveira. A importância do uso da tecnologia como ferramenta pedagógica na sala de aula. Congresso Internacional de Educação e Tecnologias. São Paulo, p. 1-13. jun./jul. 2018. RIBEIRO, Andréa Rodrigues. A História dos Surdos pelo mundo. Revista Portuguesa de Educação Contemporânea, v. 2, n. 02, p. 01-09, 2021. RIBEIRO, Laura. Passo a passo de como analisar a persona de um cliente. Disponível em < https://rockcontent.com/br/talent-blog/como-analisar-a-persona/>. Acesso em: 01 de dez. 2022. SOLARVIEW. Como estruturar um modelo de negócios para integradores fotovoltaicos. Disponível em: < https://solarview.com.br/como-estruturar-um-modelo-de-negocios-para-integradores-fotovoltaicos/ >. Acesso em 24 de nov. 2022. STROBEL, Karin. História da educação de surdos. Florianópolis: UFSC, 2009. 65 UNITY. Unity Store website. Disponível em: <https://store.unity.com/>. 2018. Acessado em: 16 de nov. 2022. VARGAS, Jaqueline Santos; GOBARA, Shirley Takeco. Sinais dos conceitos de massa, aceleração e força para surdos na literatura nacional e internacional. Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (X ENPEC) Águas de Lindóia, 2013. VUFORIA. Vuforia Developer Library. Disponível em: < https://library.vuforia.com/getting-started/overview.html >. Acesso em: 23 de nov. 2022pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de libraspt_BR
dc.subjectRealidade aumentadapt_BR
dc.subjectTecnologia Unity 3Dpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.titleO Ensino de Palavras Técnicas em LIBRAS: utilizando a Realidade Aumentada junto com Unity 3D como Ferramenta de Aprendizagempt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Monografia_Cont_Automação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O Ensino de Palavras Técnicas em LIBRAS utilizando a Realidade Aumentada junto com Unity 3D como Ferramenta de Aprendizagem_Rodrigues Júnior_2022.pdf.pdfMonografia_Controle e Automação - IFAM Campus Manaus Distrito Industrial1,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.