Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1115
Tipo: Dissertação
Título: O ensino médio integrado e a construção dos projetos de vida da juventude egressa do IFAM Campus Presidente Figueiredo
Autor(es): Silva, Juliana Pinheiro da
Primeiro Orientador: Salazar, Deuzilene Marques
metadata.dc.contributor.referee1: Salazar, Deuzilene Marques
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Davi Silva da
metadata.dc.contributor.referee3: Viella, Maria dos Anjos Lopes
Resumo: A oferta do ensino médio integrado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), no município de Presidente Figueiredo – AM, iniciou no ano de 2010, sendo que em 2020 a instituição contabilizou aproximadamente 450 jovens egressos. Apesar dessa expressividade, aos buscarmos resultados nas plataformas eduCAPES e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), não foi possível localizar pesquisas referentes aos egressos da referida instituição, ou que considerem a perspectiva daqueles jovens acerca da sua trajetória formativa. Portanto, o presente trabalho identificou a relação entre o Ensino Médio Integrado (EMI) e a construção dos projetos de vida da juventude egressa do IFAM, Campus Presidente Figueiredo (CPRF), bem como indicou um roteiro de itens dedicados à otimização da página institucional do IFAM como mecanismo de acompanhamento dos egressos dos cursos de EPTNM. Para tanto, esta pesquisa fundamentou-se nas contribuições de Juarez Dayrell, acerca da categoria juventudes; Leão, Dayrell e Reis, em sua discussão sobre a categoria projeto de vida; Moura, Saviani, Silva e Ramos, em suas discussões sobre o EMI e a EPT, além das contribuições de Bauer e Jovchelovitch, tendo em vista a perspectiva da Entrevista Narrativa. A metodologia utilizada consistiu numa abordagem qualitativa de natureza básica. Os dados foram coletados por meio de pesquisa de campo a partir da coleta das entrevistas narrativas de 21 egressos do Curso Técnico Integrado em Eletrotécnica do IFAM Campus Presidente Figueiredo, as quais foram analisadas mediante a técnica da análise temática, de acordo com a perspectiva de Bardin. Por meio desta pesquisa, que se vincula à Linha de Pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica, no Macroprojeto 4 - Histórias e Memórias no contexto da EPT – do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFAM, Manaus Centro) –, constatou-se que a construção dos projetos de vida das juventudes se faz a partir de seu contexto histórico; de uma dada realidade material concreta. Nesse sentido, o IFAM tem contribuído para fomentar a construção dos projetos de vida dos seus alunos, ajudando-os a ampliar seus horizontes e as possibilidades de realização desses projetos. Além disso, a pesquisa também indicou a necessidade de a instituição buscar ferramentas como um site institucional para seus egressos, a fim de uma aproximação e manutenção de vínculo com seus ex-alunos, como uma forma de autoavaliação e mecanismo para continuar contribuindo com os projetos de vida acadêmica e profissional dos egressos.
Abstract: The Integrated Secondary Teaching offered by the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas (IFAM), in the municipality of Presidente Figueiredo - AM, began in 2010. In 2020 the institution accounted for approximately 450 young graduates. Despite this expressiveness, when we searched for results on the eduCAPES platforms and the Brazilian Digital Library of Teses and Dissertations (BDTD), it was not possible to find research referring to graduates of that institution, or considering the perspective of those young people about their formative trajectory. Therefore, the present work identified the relationship between Integrated Secondary Teaching (IST) and the construction of life projects of the youth who graduated from IFAM, Campus Presidente Figueiredo, as well as indicated a script of items dedicated to the optimization of the institutional page of the IFAM as a monitoring mechanism for graduates of EPTNM courses. Therefore, this research was based on the contributions of Juarez Dayrell, about the youth category; Leão, Dayrell and Reis, in their discussion on the life project category; Moura, Saviani, Silva and Ramos, in their discussions about the Integrated Secondary Teaching and the EPT, in addition to the contributions of Bauer and Jovchelovitch, in view of the perspective of the Narrative Interview. The methodology used consisted of a qualitative approach of a basic nature. Data were collected through field research from the collection of narrative interviews of 21 graduates of the Integrated Technical Course in Electrotechnics at IFAM Campus Presidente Figueiredo, which were analyzed using the technique of thematic analysis, according to Bardin's perspective. Through this research, which is linked to the Organization and Memories of Pedagogical Spaces in Professional and Technological Education Research Line, in Macroproject 4 – Histories and Memories in the context of EPT - of the Professional Master's Program in Professional and Technological Education (ProfEPT/IFAM, Manaus Centro) –, it was found that the construction of life projects of youths is based on their historical context; of a given concrete material reality. In this sense, IFAM has contributed to fostering the construction of life projects of its students, helping them to broaden their horizons and the possibilities of carrying out these projects. In addition, the research also indicated the need for the institution to seek tools such as an institutional website for its graduates, in order to approach and maintain a bond with its former students, as a form of self assessment and a mechanism to continue contributing to projects. academic and professional life of graduates.
Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica
Egressos
Ensino Médio Integrado
Juventude
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)
Citação: SILVA, Juliana Pinheiro da. O ensino médio integrado e a construção dos projetos de vida da juventude egressa do IFAM Campus Presidente Figueiredo. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1115
Data do documento: 31-Out-2022
Aparece nas coleções:PROFEPT - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O ensino médio integrado e a construção dos projetos de vida da juventude egressa do IFAM Campus Presidente Figueiredo_Juliana Pinheiro da Silva_2022.pdfDissertação_PROFEPT-IFAM Campus Manaus Centro2,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.