Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1113
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Produção de tiras como recurso para o ensino do conceito de calor e temperatura
Autor(es): Carvalho, Edson Eduardo Tavares
Primeiro Orientador: Cabral Neto, João dos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Cabral Neto, João dos Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Campos, Jose Galucio
metadata.dc.contributor.referee3: Ferreira , Danielle Cristina Oliveira
Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta de aprendizagem para ensino do conceito de Calor e Temperatura, por meio da criação de tiras como um recurso para ajudar o aluno a visualizar e entender estas grandezas Físicas conceitualmente, de tal maneira que se levantou a seguinte questão: as tiras podem contribuir para incentivar um maior envolvimento dos alunos no aprendizado do conceito de Calor e Temperatura? Para tal, a tira foi utilizada como recurso no ensino do conceito de Calor e Temperatura e para compreender seus processos, descrevendo com base na literatura, e analisando o grau de importância do conceito de Calor e Temperatura. Dessa forma, com base nos resultados, indicam que a tira é um material potencialmente significativo e que os alunos conseguem interagir e aprender por meio de quadrinhos.
Abstract: This work presents a learning proposal for the teaching of the concept of Heat and Temperature, by creating comic-strips as a resource to help the student visualize and understand these physical greatness conceptually, is such a way that the following question rose: Can comic-strips contribute to encourage greater involvement of student in learning the concept of Heat and Temperature? For this, the strip was used as a resource in the teaching of the concept of Heat and Temperature and to understand its processes, describing based the literature, and analyzing the degree of importance of the concept of Heat and Temperature. Thus, based on the results, they indicate that the comic-strip is a potentially significant material is that students can interact and learn through the comics.
Palavras-chave: Física - ensino
Aprendizagem - proposta
Calor
Temperatura
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Física
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Física
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Física
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
Citação: CARVALHO, Edson Eduardo Tavares. Produção de tiras como recurso para o ensino do conceito de calor e temperatura. 2019. 102 p. Monografia (Licenciatura em Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1113
Data do documento: 22-Nov-2019
Aparece nas coleções:Monografia_Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Produção de tiras como recurso para o ensino do conceito de calor e temperatura_Carvalho_2019.pdfMonografia_Licenciatura em Física_IFAM-Campus Manaus Centro3,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.