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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Plantas medicinais: alternativas didáticas para o ensino de botânica no ensino médio
Autor(es): Carvalho, Maria Matilde da Silva
Primeiro Orientador: Paes, Lucilene da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Paes, Lucilene da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Marcomini, Poliana Roversi Genovese
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Adriano Teixeira de
Resumo: A Biologia Botânica é uma ciência que estuda os vegetais. Seus símbolos, termos, nomes e conceitos são de difícil aprendizagem e também de difícil memorização fazendo com que os alunos pouco se interessem por essa disciplina. Estudar as plantas configura-se um desafio para professores e alunos principalmente quando se trata de abordar conteúdos que dificilmente são discutidos em sala de aula como é o caso das plantas medicinais. As plantas medicinais se apresentam como importante componente da flora brasileira e conhecê-las é de fundamental importância para a região amazônica já que estas têm grande destaque cultural, social e econômico. Desta forma este trabalho visou promover alternativas didáticas diversificadas, priorizando a inclusão do elemento “planta”, do grupo das angiospermas, nos processos de ensino e aprendizagem dos conteúdos de botânica a fim de sensibilizar os alunos para a importância do estudo dos vegetais com ênfase nas plantas medicinais com fins de divulgação das potencialidades amazônicas, preservação e conservação do ambiente. A pesquisa foi realizada no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia IFAM Campus Manaus/Centro, com 79 alunos de três turmas do ensino médio integrado ao técnico de informática, mecânica e edificações. A metodologia empregada nesta pesquisa foi de natureza qualitativa. Utilizou-se o Questionário como instrumento de coleta de dados para sondagem dos conhecimentos prévios sobre plantas medicinais, com 12 questões sendo seis perguntas abertas e seis fechadas. Na sondagem, foi possível listar 40 espécies de plantas medicinais conhecidas dos alunos. Após a sondagem realizamos as intervenções diversificadas iniciando com aulas expositivas dialogadas para introdução de todos os temas e em seguida, as aulas práticas. A coleta foi realizada nos jardins do IFAM/CMC com os alunos, em grupo, onde identificamos 18 espécies distintas entre medicinais, não medicinais e ornamentais. Das 18 espécies, 16 foram herborizadas para confecção de exsicatas. O estudo estrutural proporcionou extensas indagações sobre as diferenças morfológicas de raiz, caule, folhas e frutos entre monocotiledôneas e eudicotiledôneas. As atividades voltadas para anatomia de folha foi realizada com as espécies Plectranthus barbatus (Boldo) e Cymbopogon citratus (Capim Santo) por terem sido as duas plantas medicinais mais citadas pelos alunos na sondagem dos conhecimentos prévios. O registro de todas as atividades culminou na construção de um portfólio. Ao final das atividades e como avaliação, os grupos socializaram os trabalhos em seminário onde apresentaram o portfólio e as exsicatas. Foi possível analisar os dados a partir dos materiais produzidos pelos alunos, porém a vivência, o empenho e o desenvolvimento das atividades foram os elementos mais importantes e significativos observados no decorrer das aulas.
Abstract: Biology Botany is a science that studies the vegetables. Its symbols, terms, names and concepts are difficult to learn and also difficult to remember making little students are interested in this discipline. Studying plants sets up a challenge for teachers and students especially when it comes to addressing contents that are hardly discussed in the classroom as in the case of medicinal plants. Medicinal plants are presented as an important component of the flora and know it is of fundamental importance for the Amazon region since they have great cultural, social and economic prominence. Thus this work aimed at promoting diverse educational alternatives, prioritizing the inclusion of the element "plant", the group of angiosperms, in the teaching and learning of botany to content sensitize students to the importance of the crop study with emphasis on medicinal plants with the purpose of dissemination of Amazonian potential, preservation and conservation of the environment. The survey was conducted at the IFAM Federal Institute of Science and Technology Education Campus Manaus / Centre with 79 students from three classes of high school integrated into the computer technician, mechanical and buildings. The methodology used in this research was qualitative in nature. We used the questionnaire as a data collection tool for probing the prior knowledge about medicinal plants, with 12 questions including six open questions and closed six. In the survey, it was possible to list 40 species of medicinal plants known to students. After the survey conducted diversified interventions starting with dialogued lectures to introduce all topics and then the practical classes. Data collection was conducted in IFAM/CMC gardens with students in a group, where we identify 18 different species of medicinal, non-medicinal and ornamental. Of the 18 species, 16 were herborized for making herbarium. The structural study provided extensive questions about the morphological differences of root, stem, leaves and fruit between monocots and dicots. The activities for leaf anatomy was performed with the species Plectranthus barbatus (Bilberry) and Cymbopogon citratus (Capim Santo) because they were the two most medicinal plants cited by the students in the survey of prior knowledge. The record of all activities culminated in the construction of a portfolio. At the end of the activities and how assessment, the groups socialized work in seminar which presented the portfolio and the vouchers specimens. It was possible to analyze the data from the materials produced by the students, but the experience, the commitment and the development of activities were the most important elements and significant observed during the classes.
Palavras-chave: Botânica
Biologia vegetal
Morfologia
Anatomia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BOTANICA::MORFOLOGIA VEGETAL
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Ciências Biológicas
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Ciências Biológicas
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Ciências Biológicas
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
Citação: CARVALHO, Maria Matilde da Silva. Plantas medicinais: alternativas didáticas para o ensino de botânica no ensino médio. 2016. 61 p. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1101
Data do documento: 23-Fev-2016
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