Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1092
Tipo: Dissertação
Título: Pedagogia de projetos e formação humana integral: as contribuições dos projetos na Educação Profissional e Tecnológica
Autor(es): Silva Sobrinho, Moysés Hassan da
Primeiro Orientador: Queiroz Neto, José Pinheiro de
metadata.dc.contributor.referee1: Queiroz Neto, José Pinheiro de
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Ana Cláudia Ribeiro de
metadata.dc.contributor.referee3: Miguez, Ricardo Correia
Resumo: A presente pesquisa se assentou na necessidade de discutir as relações entre a pedagogia de Projetos e Formação Humana Integral, buscando, de forma sistemática e crítica, superar a visão de ensino-aprendizagem desvinculada de uma formação crítica, inventiva e comprometida com a transformação social. Para tanto, se propôs a analisar a utilização da Pedagogia de Projetos como metodologia ativa na formação humana integral dos discentes, percebendo-os como sujeitos ativos de seu processo de aprendizagem. Durante a pesquisa, são destacadas as principais características da Pedagogia de Projetos e suas contribuições para a formação Humana Integral. Para tanto, foi desenvolvido um estudo de caso de uma turma de 2º ano do curso Técnico em Administração na Forma Integrada do IFAM campus Coari, de modo a apontar as descobertas realizadas e os resultados alcançados após a reflexão e análise do processo. O levantamento de dados foi feito a partir da aplicação de questionários e entrevista semiestruturada. Os resultados tiveram seus dados tabulados e submetidos ao tratamento da metodologia de Analise Textual Discursiva, os quais indicam que a pedagogia de projetos contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento integral dos discentes. Como produto educacional desta pesquisa, foi desenvolvido um Guia de Orientações Pedagógicas para utilização da pedagogia de projetos na Educação Profissional e Tecnológica.
Abstract: The present research was based on the need to discuss the relationship between the pedagogy of Projects and Integral Human Formation, seeking, in a systematic and critical way, to overcome the teaching-learning vision detached from a critical, inventive and committed formation with social transformation. Therefore, it was proposed to analyze the use of Project Pedagogy as an active methodology in the integral human formation of students, perceiving them as active subjects of their learning process. During the research, the main characteristics of the Pedagogy of Projects and its contributions to the formation of Integral Humanity are highlighted. For that, a case study of a 2nd year class of the Technical Course in Administration in the Integrated Form of the IFAM campus Coari was developed, in order to point out the discoveries made and the results achieved after the reflection and analysis of the process. Data collection was carried out through the application of questionnaires and semi structured interviews. The results had their data tabulated and submitted to the treatment of the Discursive Textual Analysis methodology, which indicate that the pedagogy of projects contributed significantly to the integral development of the students. As an educational product of this research, a Pedagogical Orientation Guide was developed for the use of project pedagogy in Vocational and Technological Education.
Palavras-chave: Pedagogia de projetos
Formação humana integral
Educação Profissional e Tecnológica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)
Citação: SILVA SOBRINHO, Moysés Hassan da. Pedagogia de projetos e formação humana integral: as contribuições dos projetos na Educação Profissional e Tecnológica. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1092
Data do documento: 15-Jul-2022
Aparece nas coleções:PROFEPT - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pedagogia de projetos e formacao humana integral_Moyses Hassan da Silva Sobrinho_2022.pdfDissertação_PROFEPT_IFAM Campus Manaus Centro2,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.