Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1079
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Proposta de um jogo lúdico usado como mediador na aprendizagem de hidrocarbonetos na 3ª série do ensino médio numa escola estadual de Manaus
Autor(es): Velozo, Rainey Oliveira
Primeiro Orientador: Melo, Ana Claudia Rodrigues de
metadata.dc.contributor.referee1: Melo, Ana Claudia Rodrigues de
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Lyege Magalhães
metadata.dc.contributor.referee3: Souza, Heliamara Paixão de
Resumo: Buscar alternativas que procurem solucionar o processo de ensino e aprendizagem e, sobretudo, que gerem maior rendimento escolar, é um desafio e tanto para a estrutura pedagógica de qualquer escola. Inúmeros fatores favorecem ao fracasso escolar, como a indisciplina, e total falta de interesse e motivação com as disciplinas que requerem um esforço intelectual maior. Dito isto, os professores no seu momento de inquietação, buscam através das pesquisas, qual melhor maneira de promover no aluno o interesse e a motivação necessária para estudar, assim criando metodologias alternativas buscando sempre melhorar a aprendizagem em sala de aula. O jogo de Química dos Hidrocarbonetos foi utilizado como instrumento para mediatizar e facilitar a aprendizagem do conteúdo de Química Orgânica dos Hidrocarbonetos, buscando contribuir para as práticas pedagógicas dos professores de Química e obtenção de conhecimentos pelos alunos. Este trabalho monográfico buscou identificar os problemas relacionados ao processo ensino-aprendizagem da Escola Estadual Maria Madalena Santana de Lima e demonstrar que através de práticas pedagógicas menos tradicionais, como um jogo, pode favorecer a aprendizagem de maneira satisfatória e prazerosa. A análise da proposta foi feita através da aplicação do jogo e de dois questionários, aplicados entre os alunos da 3ª série do ensino médio do turno noturno. Os resultados obtidos evidenciam que o jogo de certa forma possui função extremamente educativa, visto que sua aplicação favorece a fixação e estímulo do raciocínio, argumentação e o desenvolvimento do interesse a criatividade e do trabalho em equipe, salientando o termo, de como é bom aprender química brincando.
Abstract: To find alternatives that seek to solve the process of teaching and learning and, above all, that generate higher school performance, is a challenge both for the pedagogical structure of any school. Many factors favor school failure, such as indiscipline, and total lack of interest and motivation with the disciplines that require a greater intellectual effort, said this, the teachers in their moment of restlessness, seek through the researches, what better way to promote in the Student interest and motivation needed to study, thus creating alternative methodologies always seeking to improve learning in the classroom. The game of Hydrocarbons Chemistry was used as an instrument to mediate and facilitate the learning of the content of Organic Chemistry of Hydrocarbons, seeking to contribute to the pedagogical practices of Chemistry teachers and obtaining knowledge from students. This monographic work sought to identify the problems related to the teaching-learning process of the State School Maria Madalena Santana de Lima and demonstrate that through less traditional pedagogical practices, such as a game, can promote learning in a satisfactory and enjoyable way. The analysis of the proposal was made through the application of the game and two questionnaires, applied among the students of the third grade of the high school of the night shift. The results show that the game in a certain way has an extremely educational function, since its application favors the fixation and stimulation of reasoning, argumentation and the development of interest in creativity and teamwork, stressing the term, how good it is to learn Chemistry joking.
Palavras-chave: Química - ensino e aprendizagem
Jogos
Hidrocarbonetos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Química
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Química
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Química
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
Citação: VELOZO, Rainey Oliveira. Proposta de um jogo lúdico usado como mediador na aprendizagem de hidrocarbonetos na 3ª série do ensino médio numa escola estadual de Manaus. 2017. 46 p. Monografia (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1079
Data do documento: 16-Fev-2017
Aparece nas coleções:Monografia_Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Proposta de um jogo lúdico usado como mediador na aprendizagem de hidrocarbonetos na 3ª série do ensino médio numa escola estadual de Manaus_Velozo_2017.pdfMonografia_Licenciatura em Química_IFAM-Campus Manaus Centro834,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.