Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1076
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Proposta metodológica para uma abordagem significativa da função quadrática no 9º ano do ensino fundamental
Autor(es): Lacerda, Thiago Augusto de Souza
Primeiro Orientador: Cruz Neto, João
metadata.dc.contributor.referee1: Cruz Neto, João
metadata.dc.contributor.referee2: Salazar, Deuzilene Marques
metadata.dc.contributor.referee3: Santana Filho, Antonio Ferreira
Resumo: Este trabalho aborda uma proposta de metodologia com o intuito de que o conteúdo Função Quadrática seja trabalhado de forma significativa. Mostra também que um professor de matemática que deseja seguir tal proposta deve estar disposto a se envolver em pesquisas voltadas para a área da prática pedagógica relacionadas com o conteúdo com o qual pretende trabalhar. E que essas pesquisas farão com que o docente adquira para si referenciais teóricos que o ajudarão a melhorar a sua prática pedagógica. Aborda como o conteúdo segue um processo antes do seu aparecimento para estudo. Mostra que o professor precisa estudar as características do seu público alvo antes da apresentação do contexto apropriado para a apresentação das funções quadráticas. E é a partir desse contexto que será feita uma análise associativa para, então, ser trabalhado o conteúdo desejado. Assim, visto que a matemática é uma linguagem técnica, o trabalho em questão aborda como se pode fazer uma transição do contexto para o conteúdo tornando isso algo significativo na vida dos alunos.
Abstract: This work approaches a proposal of methodology with the intention to work the quadratic function content in a significant way. It also shows that a mathematics teacher who wants follow this proposal should be in disposition to involves himself into the area of pedagogical practice related to the content that wants to teach. These researches will make the teacher have theorical references that will help its in the pedagogical practice. It shows how the content follows a process prior to its appearance for study. It shows that the teacher needs to study the characteristics of his audience before present the appropriate context to approaches quadratic functions. And it is from this context that will make an associative analysis to work the desired content. Then, considering mathematics as technical language, this work approaches how can make a transition from context to content making this a significant thing in students lives.
Palavras-chave: Matemática
Matemática - estudo e ensino
Aprendizagem
Metodologia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Matemática
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Matemática
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Matemática
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
Citação: LACERDA, Thiago Augusto de Souza. Proposta metodológica para uma abordagem significativa da função quadrática no 9º ano do ensino fundamental. 2017. 52 p. Monografia (Licenciatura em Matemática) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1076
Data do documento: 5-Jul-2017
Aparece nas coleções:Monografia_Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Proposta metodológica para uma abordagem significativa da função quadrática no 9º ano do ensino fundamental_Lacerda_2017.pdfMonografia_Licenciatura em Matemática_IFAM-Campus Manaus Centro1,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.