Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1075
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O uso de recursos tecnológicos para auxiliar na produção de materiais didáticos para o ensino-aprendizagem de química |
Autor(es): | Oliveira, Daniele Menezes de |
Primeiro Orientador: | Coelho, Iandra Maria Weirich da Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Coelho, Iandra Maria Weirich da Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Alves, Edilson Gomes |
metadata.dc.contributor.referee3: | Ferreira, Danielle Cristina Oliveira |
Resumo: | A crescente falta de interesse na disciplina de química deve ser um fator motivacional para o professor buscar métodos alternativos para tornar o ensino de química mais interessante. O objetivo da pesquisa foi incentivar a produção de material didático aplicado para o ensino de Química, utilizando uma proposta didática através da metodologia da Linguística de Corpus que consistiu em coletar e armazenar conteúdos de Química do primeiro ano do Ensino Médio, da internet em software específico usado como ferramenta computacional, onde a pesquisa e o desenvolvimento de novos métodos foram facilitados. Como exemplo desse material de pesquisa produzido e baseado no software, foi feito e aplicado um jogo de Tabela Periódica. O questionário aplicado ao final da atividade permitiu uma avaliação sobre a importância da produção de recursos didáticos pelo professor, bem como da importância e dos benefícios da utilização de jogos como recursos de ensino. Dentre os resultados foi observado que os estudantes compreenderam apropriadamente os conteúdos, o trabalho em grupo foi estimulado, a motivação a competição saudável, além da possibilidade de criação de uma infinidade de materiais didáticos pelo professor voltados para o ensino de Química. |
Abstract: | The growing lack of interest in chemistry subjective must be a motivational factor for the teacher to seek alternative methods to become teaching more interesting. The goal of this research was to encourage the production of didactic material applied to teaching chemistry using the methodology of corpus linguistics, which consisted in collecting and stocking up Chemistry contents from the 1stterm of high school, from the internet in a specific software used as computational tools where the research and the development of new methods were facilitated. As an example of this resource material produced and supported from the software is was done and applied a game about periodic table. The questionary applied at the end of the activity allowed for an evaluation about the importance in produce didactic resources by teacher, as well as, the importance and benefits from using games as teaching resource. Among the results it was observed the students understood appropriately the contents, prompted to work in groups, motivated to health competition for the purpose of win, in addition to create a diversity didactic materials by teachers, toward teaching chemistry. |
Palavras-chave: | Química - ensino Recursos didáticos Recursos tecnológicos Jogo didático |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Química Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Química Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Química |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Manaus Centro |
Citação: | OLIVEIRA, Daniele Menezes de. O uso de recursos tecnológicos para auxiliar na produção de materiais didáticos para o ensino-aprendizagem de química. 2017. 45 p. Monografia (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2017. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1075 |
Data do documento: | 28-Jun-2017 |
Aparece nas coleções: | Monografia_Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O uso de recursos tecnológicos para auxiliar na produção de materiais didáticos para o ensino-aprendizagem de química_Oliveira_2017.pdf | Monografia_Licenciatura em Química_IFAM-Campus Manaus Centro | 1,12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.