Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1074
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O ensino de funções orgânicas por meio da abordagem da temática drogas
Autor(es): Nascimento, Matheus Silva do
Primeiro Orientador: Villani, Fernanda Tunes
metadata.dc.contributor.referee1: Villani, Fernanda Tunes
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Mauro Melo
metadata.dc.contributor.referee3: Martins, Domingos Savio
Resumo: O trabalho apresenta considerações acerca de uma pesquisa realizada com 43 alunos do Ensino Médio no período noturno de uma escola pública localizada na cidade de Manaus – AM, em 2016. Buscou-se averiguar em que aspectos o ensino de Química a partir da temática “drogas” contribui para o processo de ensino e aprendizagem do conteúdo “funções orgânicas”. Para isso, foi elaborada uma metodologia, baseando-se na perspectiva dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio implementada durante 13 momentos e avaliada utilizando como instrumento de coleta de dados o questionário. Os dados estão organizados na seguinte sequência: 1) Elaboração da Metodologia; 2) Aplicação da Proposta; 3) Aplicação do Questionário; 4) Análise das Respostas. A partir dos resultados, percebe-se que a metodologia aplicada a partir da temática “drogas” possibilita melhorias no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo funções orgânica a partir dos seguintes aspectos: Relacionar os compostos orgânicos presentes nas drogas com o conteúdo teórico; Explanando as diferentes funções orgânicas existentes de forma contextualizada; Abordando a vivência social dos dicentes através da temática “drogas”; Evidenciando os perigos das substâncias legais e ilegais na sociedade.
Abstract: The work presents considerations about a research carried out with 43 high school students during the night of a public school located in the city of Manaus - AM, in 2016. It was sought to ascertain in which aspects the teaching of Chemistry from the theme "drugs "Contributes to the teaching and learning process of the content" organic functions ". For this, a methodology was elaborated, based on the perspective of the National Curricular Parameters of the Secondary School implemented during 13 moments and evaluated using the questionnaire as data collection instrument. The data are organized in the following sequence: 1) Elaboration of the Methodology; 2) Application of the Proposal; 3) Application of the Questionnaire; 4) Analysis of Responses. From the results, it can be seen that the methodology applied from the thematic "drugs" enables improvements in the teaching-learning process of organic content functions from the following aspects: Relate the organic compounds present in the drugs with the theoretical content; Explaining the different existing organic functions in a contextualized way; Addressing the social experience of the people through the theme "drugs"; Demonstrating the dangers of legal and illegal substances in society.
Palavras-chave: Química - ensino
Funções orgânicas
Proposta metodológica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA ORGANICA
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Química
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Química
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Química
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
Citação: NASCIMENTO, Matheus Silva do. O ensino de funções orgânicas por meio da abordagem da temática drogas. 2017. 76 p. Monografia (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1074
Data do documento: 29-Jun-2017
Aparece nas coleções:Monografia_Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O ensino de funções orgânicas por meio da abordagem da temática drogas_Nascimento_2017.pdfMonografia_Licenciatura em Química_IFAM-Campus Manaus Centro1,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.