Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1074
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Villani, Fernanda Tunes | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7767105531688783 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Villani, Fernanda Tunes | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7767105531688783 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Costa, Mauro Melo | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1101227239133902 | - |
dc.contributor.referee3 | Martins, Domingos Savio | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/6656253107392911 | - |
dc.creator | Nascimento, Matheus Silva do | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4794679890504754 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-11-22T23:19:54Z | - |
dc.date.available | 2022-11-22 | - |
dc.date.available | 2022-11-22T23:19:54Z | - |
dc.date.issued | 2017-06-29 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Matheus Silva do. O ensino de funções orgânicas por meio da abordagem da temática drogas. 2017. 76 p. Monografia (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1074 | - |
dc.description.abstract | The work presents considerations about a research carried out with 43 high school students during the night of a public school located in the city of Manaus - AM, in 2016. It was sought to ascertain in which aspects the teaching of Chemistry from the theme "drugs "Contributes to the teaching and learning process of the content" organic functions ". For this, a methodology was elaborated, based on the perspective of the National Curricular Parameters of the Secondary School implemented during 13 moments and evaluated using the questionnaire as data collection instrument. The data are organized in the following sequence: 1) Elaboration of the Methodology; 2) Application of the Proposal; 3) Application of the Questionnaire; 4) Analysis of Responses. From the results, it can be seen that the methodology applied from the thematic "drugs" enables improvements in the teaching-learning process of organic content functions from the following aspects: Relate the organic compounds present in the drugs with the theoretical content; Explaining the different existing organic functions in a contextualized way; Addressing the social experience of the people through the theme "drugs"; Demonstrating the dangers of legal and illegal substances in society. | pt_BR |
dc.description.resumo | O trabalho apresenta considerações acerca de uma pesquisa realizada com 43 alunos do Ensino Médio no período noturno de uma escola pública localizada na cidade de Manaus – AM, em 2016. Buscou-se averiguar em que aspectos o ensino de Química a partir da temática “drogas” contribui para o processo de ensino e aprendizagem do conteúdo “funções orgânicas”. Para isso, foi elaborada uma metodologia, baseando-se na perspectiva dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio implementada durante 13 momentos e avaliada utilizando como instrumento de coleta de dados o questionário. Os dados estão organizados na seguinte sequência: 1) Elaboração da Metodologia; 2) Aplicação da Proposta; 3) Aplicação do Questionário; 4) Análise das Respostas. A partir dos resultados, percebe-se que a metodologia aplicada a partir da temática “drogas” possibilita melhorias no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo funções orgânica a partir dos seguintes aspectos: Relacionar os compostos orgânicos presentes nas drogas com o conteúdo teórico; Explanando as diferentes funções orgânicas existentes de forma contextualizada; Abordando a vivência social dos dicentes através da temática “drogas”; Evidenciando os perigos das substâncias legais e ilegais na sociedade. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Marcia Auzier (marcia.auzier@ifam.edu.br) on 2022-11-22T23:19:54Z No. of bitstreams: 1 TCC - MATHEUS SILVA DO NASCIMENTO.pdf: 1721875 bytes, checksum: f80d228543f2a12cf93823a374f685b4 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-11-22T23:19:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - MATHEUS SILVA DO NASCIMENTO.pdf: 1721875 bytes, checksum: f80d228543f2a12cf93823a374f685b4 (MD5) Previous issue date: 2017-07-19 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Manaus Centro | pt_BR |
dc.publisher.initials | Instituto Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAM | pt_BR |
dc.publisher.initials | Licenciatura em Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | Instituto Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAM | pt_BR |
dc.publisher.initials | Licenciatura em Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | Instituto Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAM | pt_BR |
dc.publisher.initials | Licenciatura em Química | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Química - ensino | pt_BR |
dc.subject | Funções orgânicas | pt_BR |
dc.subject | Proposta metodológica | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA ORGANICA | pt_BR |
dc.title | O ensino de funções orgânicas por meio da abordagem da temática drogas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia_Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O ensino de funções orgânicas por meio da abordagem da temática drogas_Nascimento_2017.pdf | Monografia_Licenciatura em Química_IFAM-Campus Manaus Centro | 1,68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.