Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1055
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação e sustentabilidade: desafios à prática de ações para sensibilização ambiental de alunos do ensino fundamental de duas escolas públicas – E. E. Eldah Bitton Telles da Rocha e E. E. Prof.ª Tereza Siqueira Tupinambá
Autor(es): Drefs, Yosie Dias Serrão
Primeiro Orientador: Silva, Janari Rui Negreiros da
Segundo Orientador: Gilonna Júnior, Roberto
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Janari Rui Negreiros da
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Heliamara Paixão de
metadata.dc.contributor.referee3: Enriconi, Adriana
Resumo: A temática aqui tratada assumiu o objetivo de apresentar o desenvolvimento de oficinas para o ensino prático de hortas verticais com alunos do ensino fundamental de escolas públicas como viés para a sustentabilidade. E assim, vem refletindo sobre o processo de ensino-aprendizagem de ciências nas turmas pesquisadas, bem como sua desconexão com a educação ambiental instaurada como oportunidade de transformar hábitos e atitudes que afetam o espaço, além de repensar o lugar em que está inserida. Como resultado deste trabalho a pesquisa foi sustentada tendo como base a sequencia quatro de Zabala (1998), organizada em 4 etapas, que são: 1) Apresentação da Temática; 2) Desenvolvimento da Temática; 3) Sistematização de Conhecimentos e 4) Socialização de Conhecimentos. Nesse sentido, preocupou-se em adotar metodologia de forma conectar a teoria à prática e, diante disso, os resultados mostraram que as oficinas apresentadas aos educandos foram eficazes para seu aprendizado, porque evidenciaram o quanto é importante desenvolver um comportamento sensível e consciente com a natureza, otimizando a relação sociedade/escola/meio ambiente. Foi evidenciado nos resultados como os aspectos do desenvolvimento de oficinas contribuíram para o desenvolvimento atitudes requeridas pela educação para sustentabilidade, exigência robusta principalmente por habitarmos a região Amazônica.
Abstract: The theme addressed here aims to present the development of workshops for the practical teaching of vertical gardens with students of primary school public schools as a bias towards sustainability. In addition, it has been reflecting on the teaching learning process of sciences in the classes surveyed, as well as its disconnection with environmental education established as an opportunity to transform habits and attitudes that affect space, in addition to rethinking the place in which it is inserted. As a result of this work the research was based on sequence four of Zabala (1998), organized in 4 stages, which are: 1) Presentation of the Thematic; 2) Development of the Thematic; 3) Systematization of Knowledge and 4) Socialization of Knowledge. In this sense, it was concerned to adopt methodology in order to connect theory to practice and, on the face of it, the results showed that the workshops presented to the students were effective for their learning, because they showed how important it is to develop a sensitive and conscious behavior with the Nature, optimizing the society / school / environment relationship. It was evidenced in the results how the aspects of the development of workshops contributed to the development of the attitudes required by the education for sustainability, a robust requirement mainly because we inhabit the Amazon region.
Palavras-chave: Biologia - ensino
Sustentabilidade
Educação ambiental
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Ciências Biológicas
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Ciências Biológicas
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Ciências Biológicas
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
Citação: DREFS. Yosie Dias Serrão. Educação e sustentabilidade: desafios à prática de ações para sensibilização ambiental de alunos do ensino fundamental de duas escolas públicas – E. E. Eldah Bitton Telles da rocha e E. E. Prof.ª Tereza Siqueira Tupinambá. 2017. 41 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1055
Data do documento: 19-Dez-2017
Aparece nas coleções:Monografia_Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educação e sustentabilidade: desafios à prática de ações para sensibilização ambiental de alunos do ensino fundamental_Drefs_2017.pdfMonografia_Licenciatura em Ciências Biológicas_IFAM-Campus Manaus Centro421,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.